

O Meu Bebé
A Higiene Oral do bebé

Atualmente é consensual que a higiene oral diária se inicie assim que erupciona/nasce o primeiro dente de leite/temporário na boca do bebé.
Para a higiene oral do bebé deve utilizar:
- Escova pequena arredondada, adaptada à boca do bebé e com cerdas suaves;
- Pasta dentífrica com 1000 ppm de flúor
A escovagem deve ser realizada pelo adulto, com uma pasta que apresente esta concentração de flúor. Deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao dia (uma obrigatoriamente antes de deitar). Esta é uma atitude que contribui para a prevenção da cárie dentária na boca do seu bebé!
A escova de dentes deve estar bem seca antes de ser utilizada e a quantidade de pasta a colocar depende da idade. Segundo a Academia Americana de Odontopediatria, até aos 3 anos deverá colocar uma quantidade de pasta dentífrica equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru.
Para além disto, é importante que entenda que os açúcares livres são a principal causa da cárie dentária e que quanto mais cedo introduzirmos alimentos açucarados na dieta da criança, maior será a sua tendência à cárie dentária.
Na ausência de açúcares/ hidratos de carbono, a cárie dentária não se desenvolve! Este é um dos motivos pelo qual a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para que o primeiro contacto com alimentos açucarados só ocorra após os 2 anos de idade.
Atualmente é possível que o seu filho(a) cresça sem nunca saber o que é sofrer de cárie dentária! Por isso é tão importante aliar bons hábitos de higiene e de dieta desde cedo, estabelecendo rotinas corretas e avaliações periódicas com um Odontopediatra, desde o nascimento do primeiro dente!
*Conteúdo desenvolvido por Sofia Batista, Médica Dentista e Docente do Serviço de Saúde Oral Infantil e Preventiva do IUCS
@doutoradentinhos
