Futura Mamã
A importância dos hortofrutícolas na dieta
A fruta, os legumes e as hortaliças devem constituir a base de uma dieta saudável.
A fruta, os legumes e as hortaliças devem constituir a base de uma dieta saudável.
Existe evidência científica de que a ingestão de quantidades adequadas destes alimentos (cerca de 400g/dia) diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade.
São na sua maioria alimentos com função reguladora, que fornecem quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais, água e fibras alimentares solúveis.
O grupo da fruta é uma excelente fonte de hidratos de carbono simples (frutose) e deve contribuir com 20% da energia diária total, ou seja, uma ingestão de 3 a 5 porções diárias.
Uma porção de fruta corresponde a 1 peça de fruta média, ou seja: 1 maçã média/ 3 rodelas de ananás/ 3 ameixas/ 1 banana média/ 5 damascos/ 1 dióspiro/ 4 figos médios/ 2 ½ kiwis/ 1 laranja/ ½ manga/ 6 maracujás/ 4 nêsperas/ 1 pêra média/ ½ pêra abacate/ 1 pêssego/ 2 tangerinas pequenas/ 1 fatia de melão ou melancia com 160g/ 15 bagos de uvas/ 10 morangos.
O grupo das hortícolas fornece cerca de 23% da energia diária total, o que corresponde à ingestão de 3 a 5 porções por dia.
Uma porção de hortícolas corresponde a: 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180 g)/ 1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140 g).
É o segundo maior grupo da Roda dos Alimentos e inclui alimentos como grelos, rama de nabos, tomate, abóbora, alface, cebola, couve lombarda, entre outros.