Agarrar objetos e sorrir

Mês 3

Agarrar objetos e sorrir

Image onda

É possível que, nesta altura, o seu bebé já comece a agarrar objetos, “palre” um pouco e até sorria quando ouve a sua voz. Porque não aproveitar para “conversar” ou ler-lhe histórias?

Alimentação do bebé

Sabia que a composição do leite materno varia de acordo com as necessidades do bebé adaptando-se ao seu ritmo de crescimento? O leite materno é a refeição perfeita “tudo em um” para o seu bebé! Contém todos os nutrientes na quantidade e volume certos, alterando-se para responder às necessidades do seu bebé ao longo do seu desenvolvimento. Aliás sabia que um bebé exclusivamente amamentado não precisa sequer de beber água?

Alimentação da mãe

Ao contrário do que se pode pensar, durante a amamentação não é necessário fazer uma dieta especial, contudo é importante garantir o equilíbrio dos nutrientes de que tanto a mãe, como o bebé precisam. Aqui ficam algumas dicas:

– beba, pelo menos, 2 litros de água por dia: a água é essencial para produzir leite em quantidade suficiente e, ao mesmo tempo, garantir uma hidratação adequada da mãe;

– evite o consumo de alimentos açucarados, salgados ou com muita gordura: podem interferir na produção do leite;

– não faça dietas para emagrecer, durante este período, pois a amamentação ajuda a perder peso de forma natural.

wave
Alimento bebé

Bolçar do bebé

É um fenómeno natural e comum nos primeiros meses de vida, tendendo a passar ao longo do primeiro ano. Por norma, o bolçar ocorre após a refeição, quando a bebé arrota ou se deita. Para tentar reduzir o regurgitar:  alimente o bebé calmamente deixando-o arrotar, se necessário, ao longo da refeição; evite mover demasiado o bebé após as refeições (por exemplo, evite dar-lhe banho ou mudar-lhe a fralda imediatamente após a refeição); mantenha o bebé numa posição vertical por 20-30 minutos após as refeições.
wave

Sabia que...

Após cerca de nove meses de espera, instala-se o entusiasmo de finalmente estar em casa com o seu bebé. A sua atenção e energia durante os próximos tempos será maioritariamente para o bebé, mas para cuidar dele da melhor forma possível, não se pode esquecer de: Cuidar de si depois do nascimento do bebé.

 

“Mas afinal, com que idade posso levar o bebé a passear?”: A primeira saída do bebé à rua – Quando e como?

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".