Beijinhos e abraços espontâneos

Mês 24

Beijinhos e abraços espontâneos

Image onda

Chegou o mês do segundo aniversário do seu filho – dá para acreditar que já passaram dois anos desde o dia em que o viu pela primeira vez? As birras, tão características desta idade, são compensadas por conquistas diárias na fala, na forma como o bebé se move, e por demonstrações de afeto verdadeiramente ternurentas, como beijinhos e abraços espontâneos.

Da fralda ao bacio

Esta é uma fase popular para ensinar o bebé a usar o bacio. No entanto, não é obrigatório que esta transição ocorra com esta idade. Saiba respeitar os tempos do bebé – é muito importante que ele próprio demonstre interesse em dar este passo. Siga estes conselhos:

– explique-lhe para que serve o bacio;

– sente-o no bacio e dê-lhe alguns minutos. Se o bebé não fizer nada, não insista, levante-o com naturalidade e volte a tentar mais tarde;

– vista-lhe roupas fáceis de tirar;

– não o repreenda se houver um “descuido” no caminho até ao bacio – diga-lhe que da próxima vez vai conseguir chegar a tempo;

– evite perguntar repetidamente se quer ir à casa de banho, já que pode causar-lhe ansiedade – tente manter sempre uma postura calma e motivacional.

wave
Alimento bebé

Emoções ao rubro

Com dois anos, os sentimentos do bebé são intensos e nem sempre tão positivos como gostaria – por vezes, pode sentir-se triste ou frustrado com pequenas coisas. Nesses momentos, é importante que saiba dar-lhe tempo e espaço para gerir essas emoções, explicando-lhe exatamente em que consistem. Aproveite para o ensinar a utilizar palavras específicas para as descrever (“magoado”, “irritado”). Este é o primeiro passo para uma vida adulta estável, com maior controlo sobre os sentimentos; bons e menos bons.
wave

Dois anos de bebé significam dois anos (e 9 meses!) de mãe. Ao olhar para trás, vê com orgulho tudo o que o seu filho conquistou, mas é importante que não se esqueça que nada teria sido possível sem si e sem o pai do bebé.

Esta é uma boa altura para pensar no que este período, por vezes, representou – ter um filho tem tanto de bom como de exigente. À medida que ele vai crescendo, é importante que vá investindo cada vez mais em si. Encontre o seu equilibrio para oferecer o melhor de si à sua nova família! Veja algumas dicas aqui.

 

Tão importante como cuidar de si é cuidar das suas relações, nomeadamente da que tem com o seu companheiro. Talvez por esta altura já tenham falado de ter outro bebé, mas é essencial que estejam os dois “na mesma página” – se um não se sentir preparado, não deve ser forçado. No entanto, isto não deve nunca ser motivo de afastamento entre o casal. Veja aqui as melhores formas de gerirem, a dois, o eventual aumento da família.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".