Comer sozinho

Mês 14

Comer sozinho

Image onda

Sente que alimentar o seu bebé é cada vez mais desafiante? É natural, o bebé está cada vez mais independente e quer comer sozinho! É importante estimular a sua autonomia, já que é uma etapa fundamental do seu desenvolvimento, embora possa representar maior confusão e sujidade na hora de comer.

Novidades à mesa

Os últimos meses trouxeram algumas cedências na alimentação do bebé. Assim, se ainda não o fez, saiba que já pode, se desejar, incluir nas suas refeições:

– peixe (idealmente, magro, como a pescada – evite peixes mais gordos, como o salmão ou o atum);

– ovos;

– purés mais consistentes, inclusive, com pedaços de alimentos inteiros, de forma a estimular a mastigação;

– alimentos já preparados, como alguns boiões que poderá encontrar na sua farmácia – úteis, por exemplo, num dia em que não tenha oportunidade de cozinhar ou quando está fora para um lanche rápido.

wave
Alimento bebé

A idade dos "nãos"

É provável que o bebé já diga algumas palavras, podendo a favorita ser “não”! É nesta altura que muitos bebés começam a oferecer resistência, por exemplo, na hora de ir para a cama. Seja firme – não permita grandes oscilações na hora de deitar, estimule-o a manter-se ativo durante o dia e evite expô-lo a ecrãs (como a televisão), principalmente antes de dormir. Poderá também sentir que as coisas a que diz “não” são as que mais atraem o bebé. Por isso, é importante assegurar que este não se aproxima sozinho de locais como escadas, janelas/varandas, ou de utensílios com que possa magoar-se, como facas. 
wave

Sabia que...

A hora de refeição é muito mais do que o momento em que alimenta o seu bebé – é uma oportunidade para se conhecerem ainda melhor e ficarem ainda mais próximos. Aposte em acessórios e utensílios que tornem tudo mais prático e divertido. Muitos destes acessórios pode mesmo adquirir na sua Farmácia.

 

Nestes primeiros anos, é particularmente importante ir vigiando o peso do bebé – conheça aqui algumas regras a ter em conta na hora de pesar o seu filho.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".