Dormir toda a noite

Mês 6

Dormir toda a noite

Image onda

Acredita que o seu filho já chegou há seis meses a sua casa? É possível que, nesta altura, o seu bebé já durma a noite toda. Se for o caso aproveite para repor, também, as suas horas de sono. Caso não seja, não se preocupe, cada bebé tem o seu ritmo.

Quando começam a surgir os primeiros dentes?

Os primeiros dentes podem surgir a partir dos 3 meses, sendo que, em média surgem por volta dos 6 a 8 meses. Os dentes de leite são mais frágeis e mais sensíveis ao desenvolvimento de cáries, por isso, para as prevenir, é essencial fazer uma boa higiene oral desde o início. Assim que aparecem os primeiros dentes, limpe-os com uma gaze ou dedeira. 

E como aliviar o desconforto associado a esta fase?

– utilize técnicas de distração e relaxamento: para direcionar a atenção do bebé para situações não relacionadas com a dor, procure distraí-lo com brinquedos ou atividades diferentes. Caso não consiga, tente algumas técnicas de relaxamento simples, como aconchegar o bebé no seu colo ou embalá-lo.

– aplique frio:  existem mordedores que podem ser colocados no frio.

– existem ainda alguns medicamentos e produtos de aplicação local que podem ajudar a aliviar a dor nesta fase. Os produtos tópicos, normalmente em forma de gel, estão indicados para aliviar a dor local e promover a cicatrização da mucosa oral (necessária após o “rompimento” da gengiva). 

wave
Alimento bebé

Sabia que...

Nesta altura é possível que a mãe comece a retomar o seu dia a dia normal e a extração do leite materno (manual ou com bomba) pode ser uma prática útil para quando precisa de estar longe do bebé. Leite materno extraído mantém a maior parte dos seus benefícios. A conservação pode ser feita em casa, tendo em consideração as condições de higiene para garantir que o leite conservado é seguro para o seu bebé. O leite materno pode ser conservado no frigorífico ou no congelador, em recipientes esterilizados próprios.
wave

De acordo com a indicação do pediatra, por esta altura a alimentação láctea exclusiva começa a deixar de ser suficiente para suprir as necessidades nutricionais e energéticas do bebé. A diversificação alimentar vai permitir moldar o paladar, apetite e gostos futuros da criança pelo que, é nesta fase, que se devem iniciar os princípios de uma alimentação saudável que perdure para a vida adulta. Saiba mais sobre a alimentação e o desenvolvimento do bebé.

Como escolher um biberão adequado? A diversidade é grande e, como consequência, a escolha do biberão pode ser difícil. Então, o que deverá ter em consideração quando escolher um biberão para o seu bebé?

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".