Emitir sons e aprender palavras

Mês 13

Emitir sons e aprender palavras

Image onda

Já passou um mês desde a primeira festa de aniversário do seu filho! Mas os festejos estão apenas a começar. Por esta altura, é possível que o bebé já emita pequenos sons e/ou que tenha aprendido algumas palavras. Poderá notar que a imita nos pequenos gestos do dia a dia e que fica triste quando se ausenta.

E quando não estão juntos?

Embora o seu filho ainda dependa muito de si, é natural e desejável que passe cada vez mais tempo ao cuidado de outras pessoas – avós, tios ou educadores de infância são, muitas vezes, a primeira ponte entre a vida em família e a vida em sociedade. Nem sempre estes momentos são bem recebidos pelo bebé, mas existem formas de os tornar mais fáceis:

– prepare-o com antecedência: explique-lhe, através de frases simples, que irá ausentar-se, sublinhando sempre que depois regressa;

– ajude-o a desenvolver uma boa relação com a(s) pessoa(s) que tomam conta dele – é mais fácil para o seu filho separar-se de si se confiar na pessoa com quem vai ficar. No caso de elementos da família, por exemplo, convide-os a sua casa previamente, para que o bebé possa conviver com eles na sua presença primeiro;

– estabeleça prazos: diga-lhe que volta depois de almoço ou que estará em casa quando ele acordar, de manhã;

– despeça-se sempre do bebé, mas, na hora de sair, seja firme – quando chegar a hora de sair de casa, não hesite e evite mostrar tristeza ou preocupação. Deste modo, o bebé perceberá que este é um processo natural.

wave
Alimento bebé

Viajar com o seu bebé

Viajar com um bebé pode ser um desafio, mas não é impossível – o segredo está em preparar tudo com antecedência. Assegure-se de que leva fraldas e toalhitas suficientes para o período que planeiam passar fora, bem como dois conjuntos extra de roupa, para o caso de o bebé se sujar. Leve ainda um casaco mais quente na mala, que poderá vestir-lhe a qualquer momento, caso fique frio. Por fim, não se esqueça de incluir na mala uma fralda de tecido macio, um peluche ou um cobertor que o seu filho goste – esta será uma boa forma de o manter calmo na viagem, dando-lhe a sensação de estar em casa quando chegar ao destino final.
wave

Sabia que...

Viagens em família são, muitas vezes, sinónimo de deslocações de carro. Sabia que existem alguns cuidados a assegurar no transporte dos mais novos? Conheça aqui os principais.

 

Tão importantes como a atenção a ter em viagem, são os cuidados a assegurar nas rotinas de casa. Relembre alguns destes cuidados aqui.

 

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".