Ensinar a partilhar e a respeitar

Mês 19

Ensinar a partilhar e a respeitar

Image onda

À medida que vai crescendo, é natural que o bebé comece a passar mais tempo fora de casa. Tal poderá representar alguns desafios para a família, que, no entanto, rapidamente se contornam, com os conselhos certos.

Hora do recreio

Se o bebé já passa algum tempo fora de casa, é natural que faça algumas refeições longe de si. Assegure-se de que, mesmo sem estar por perto, o seu filho mantém hábitos alimentares saudáveis – eis algumas sugestões de alimentos que poderá colocar na sua lancheira, para que este possa comer em qualquer lugar:

– fruta partida em pequenos pedaços, tais como: banana, maçã, pêra e melão.

– vegetais partidos em pequenos pedaços, tais como: cenoura, pepino e tomate-cereja; 

– ovo cozido;

– pão;

– queijo em fatias, bolinhas, cubos ou triângulos.

wave
Alimento bebé

Boas maneiras

À medida que o bebé vai passando mais tempo fora de casa, é essencial garantir que, quando o faz, compreende e segue regras básicas da vida em sociedade. É essencial que aprenda a respeitar o próximo, e isso, nesta fase, passa, por exemplo, por ensiná-lo a partilhar e a colaborar. Comece por encorajá-lo a fazê-lo em casa, elogiando-o sempre que tiver iniciativa. Acima de tudo, dentro e fora de casa, seja um exemplo: se o bebé crescer a ouvir frequentemente expressões como “com licença”, “por favor” e “obrigado(a)”, é muito provável que se habitue a repeti-las.
wave

Sabia que...

Sente que gostava de passar mais tempo com o seu filho? É natural – uma boa forma de contornar as saudades é investir ao máximo nos momentos que passam juntos, como a hora do banho. O banho é uma parte importante da rotina do bebé, mas deve, idealmente, ser complementado com outros cuidados de limpeza, dirigidos a áreas específicas do corpo, como os olhos e as unhas. Saiba aqui como pode cuidar da higiene do bebé para além do banho. 

 

Nota que a pele do bebé está muito seca e que este se coça com frequência? Invista em bons cuidados de hidratação, que poderá encontrar na sua Farmácia. Estas poderão, mais raramente, ser manifestações de uma doença chamada dermatite atópica, que se caracteriza, para além dos sinais referidos, pela formação de placas (eczema) na pele do bebé. Já tinha ouvido falar sobre esta doença e não sabe ao certo em que consiste? Saiba mais aqui.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".