Estimular a autonomia

Mês 21

Estimular a autonomia

Image onda

À medida que os meses passam, é cada vez mais importante estimular a autonomia do bebé – é essencial que aprenda a cuidar de si, mas também que cresça a perceber a importância de ajudar em casa.

Hora de vestir/despir

Esta pode ser uma boa oportunidade para incentivar o seu bebé a ajudá-la, particularmente ao fim do dia, quando, à partida, ambos têm mais tempo. Eis algumas dicas que podem fazer a diferença:

– disponha a roupa em cima da cama pela ordem que vai vesti-la. Por exemplo, no topo as meias e por baixo as calças. Deste modo, poderá pedir ao bebé que vá pegando na camada de roupa seguinte;

– vista-lhe a roupa sempre do mesmo modo. Por exemplo, comece sempre por introduzir as camisolas na cabeça e só depois nos braços;

– permita-lhe que termine as tarefas. Por exemplo, poderá ser o bebé a puxar a camisola para baixo na zona da barriga, após ter vestido a cabeça e os braços, ou poderá fechar sozinho o velcro dos sapatos;

– dê-lhe tempo: permita ao bebé que participe ao seu próprio ritmo.

wave
Alimento bebé

Feche a porta aos vírus e bactérias

Por esta altura, é provável que sinta que o seu filho está sempre doente. Quando não tem o nariz entupido, tem tosse e quando não tem nenhuma das duas manifestações, talvez tenha febre ou dores de barriga. A culpa é, muitas vezes, de microrganismos (micróbios), como vírus e bactérias. As más notícias? É impossível evitar por completo que os microrganismos entrem em sua casa. E as boas? Existem cuidados que ajudam a minimizar a hipótese de o seu filho contactar com estes agentes. Transmita-lhe a importância de lavar regularmente as mãos, nomeadamente antes das refeições, e explique-lhe que deve proteger o nariz e a boca sempre que espirrar – com o interior do cotovelo e nunca com as mãos.
wave

Sabia que...

Na prevenção de determinadas doenças, é realmente importante transmitir ao seu filho alguns hábitos de higiene. A par de lavar as mãos e cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir, existem outros cuidados que podem fazer toda a diferença. Conheça-os aqui.

 

Incómodos como o nariz entupido e/ou tosse são relativamente frequentes nos mais novos. Podem ser manifestações de doenças que conhece bem, como a gripe e a constipação. Mas será que sabe o que as distingue? Esclareça as suas dúvidas aqui.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".