Juntar palavras e construir frases

Mês 18

Juntar palavras e construir frases

Image onda

E, sem dar por isso, já passou meio ano desde o primeiro aniversário do seu filho. Por esta altura, é provável que este conheça e diga cada vez mais palavras e que tenha começado mesmo a tentar juntá-las, de modo a formar pequenas frases.

Vamos falar?

Não importa se o seu filho diz poucas ou muitas palavras – sabe que existem diversas formas de estimular o desenvolvimento da fala? Experimente, por exemplo, as seguintes:

– evite falar “à bebé” com o seu filho – utilize palavras “reais” e frases completas;

– invista na narrativa – sempre que possível, descreva ao bebé o que estão a fazer (exemplo: “vou cortar esta fruta para o nosso lanche”);

– aposte em adjetivos – já reparou que o seu filho reconhece determinados objetos e até menciona os seus nomes? Quando isto acontecer, pegue na palavra que o seu filho utilizou e acrescente-lhe características (exemplo: se o seu filho falar sobre um copo, poderá referir-se ao mesmo como um “copo grande e pesado, com bolas azuis”);

– leia ao seu filho – deste modo, estará a estimular o seu interesse pelas palavras;

– faça-lhe perguntas – assim, o bebé poderá, sem se aperceber, treinar o vocabulário.

wave
Alimento bebé

Casa segura, bebé seguro

Nesta altura, com o aumento da curiosidade e interesse do bebé, é particularmente importante garantir que este não tem acesso a produtos que possam pô-lo em perigo. Mantenha medicamentos e produtos químicos e de limpeza bem rotulados e fechados, fora do alcance dos mais novos, em armários com sistemas de fecho seguros. Em caso de acidente, ligue imediatamente para o Centro de Informação Anti-venenos (CIAV) – 808 250 250 ou para o 112.
wave

Sabia que...

Quando lhe pedem para descrever um lugar seguro, é provável que um dos primeiros locais que lhe venha à cabeça seja a sua própria casa. Mas até neste espaço tão controlado existem cuidados a ter para que o bebé não corra riscos. Prevenir queimaduras, quedas e nódoas negras  e acidentes com água está ao alcance de todos os pais.

 

Na hora de organizar os medicamentos em sua casa, é importante refletir um pouco sobre o papel dos mesmos na saúde dos mais novos – as crianças não são adultos em ponto pequeno, pelo que devem assegurar-se cuidados específicos na hora de lhes dar medicamentos. Conheça aqui alguns desses cuidados e lembre-se: em caso de dúvida não hesite em pedir ajuda ao seu Farmacêutico.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".