Maior expressividade

Mês 17

Maior expressividade

Image onda

O bebé está cada vez mais expressivo – talvez já aponte para objetos que lhe despertem interesse e é possível que diga cada vez mais palavras. É provável que algumas destas tentativas de interação lhe pareçam excessivas, como palavras ditas num tom mais alto e até mesmo pequenos gritos. Se tal acontecer, é importante manter a calma e pensar que, por norma, esta é apenas uma fase.

Desafios à mesa

Outro comportamento que surge frequentemente nesta fase e intriga alguns pais é a recusa de certos alimentos. Muitas vezes, este comportamento vem apenas de um desejo de independência, mas também pode ser reflexo de hábitos que observa nos mais velhos. Eis algumas sugestões para tentar contornar esta questão:

– dê o exemplo – faça uma alimentação saudável e evite mostrar, diante do seu filho, desagrado por determinados alimentos;

– aposte em refeições simples e tente, sempre que possível, construir pratos com mais do que um tipo de alimento (exemplo: mais do que um tipo de legume e/ou mais do que um tipo de fruta);

– não se preocupe se o bebé comer menos numa determinada refeição – é mais importante o que come ao longo da semana do que numa só refeição ou num dia.

wave
Alimento bebé

A mudança da fralda

Existem dois cenários relativamente comuns com as quais os pais poderão ter que lidar no que diz respeito às fezes do bebé: a diarreia e a obstipação (prisão de ventre). A diarreia e a obstipação têm diferentes causas e, por isso, devem ser abordadas de forma distinta. No entanto, a adequação da alimentação a estas situações costuma ter um papel fundamental na sua resolução: em caso de diarreia, muitas vezes, pode ajudar alimentar o bebé com arroz cozido, carnes brancas grelhadas (como peito de frango), frutas como banana, e papa de arroz. Já em caso de obstipação, poderá experimentar dar ao bebé frutas como ameixa, manga, papaia e kiwi e adicionar azeite cru ao puré de legumes. Em ambos os casos, é essencial que o bebé beba muita água.
wave

Sabia que...

A diarreia nos bebés tem, muitas vezes, origem em doenças causadas por vírus, sendo um dos mais frequentes o Rotavirus. A boa noyícia é que existem algumas formas de evitar este vírus.

 

A obstipação associa-se frequentemente a mudanças de rotina, podendo acontecer, por exemplo, em períodos de transição alimentar, na fase de mudança da fralda para o bacio e na entrada para a escola. Saiba aqui como preveni-la.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".