Mais ágil, mais independente

Mês 23

Mais ágil, mais independente

Image onda

O bebé parece cada vez mais autónomo e ágil, no entanto, com esta idade, ainda se encontra muito dependente de si e exposto a riscos que convém evitar.

Segurança na água

O afogamento é uma das cinco principais causas de morte em crianças entre os 12 meses e os 14 anos de idade, sendo os principais locais de risco as praias e piscinas, mas também tanques e pequenos rios. Mantenha o seu filho seguro:

– vigie-o sempre que se encontre junto de água;

– assegure que utiliza equipamentos auxiliares de flutuação, como braçadeiras e colete salva-vidas, adequados ao seu tamanho;

– dê preferência a praias e piscinas vigiadas e respeite a sinalização nelas existente;

– durante o banho, nunca deixe o bebé sozinho na banheira;

– esvazie baldes, alguidares e banheiras imediatamente após a sua utilização – um palmo de água pode ser suficiente para ocorrer um afogamento.

wave
Alimento bebé

Brincar ao "Faz de conta"

É por esta altura que alguns bebés desenvolvem interesse em brincar ao “faz de conta”: consiste em copiar atividades e comportamentos que observam nos adultos no seu dia a dia (como, por exemplo, falar ao telefone ou trancar a porta de casa). Estas brincadeiras são importantes, porque são uma forma de o bebé aprender a resolver problemas, estimulando-o a desenvolver raciocínios como, “de que objeto necessito para falar ao telefone?”, ou “o que posso utilizar para tirar fotografias?" Estimule este tipo de atividade – apresente ao seu filho brinquedos que imitem os objetos utilizados no “mundo real”, tais como telefones ou carrinhos de supermercado de brincar.
wave

Sabia que...

Tão importante como o tempo que o seu filho passa com outras pessoas, é o tempo que passam todos juntos, em família. As férias são, por excelência, a altura em que estão mais tempo juntos. Mas, para que sejam aproveitadas ao máximo, é essencial ter alguns cuidados – conheça os principais aqui.

 

E porque férias são, muitas vezes, sinónimo de sol e praia, lembre-se sempre que é muito importante proteger o bebé da exposição solar. De preferência mantenha sempre o seu bebé à sombra.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".