Prevenção no convívio com outros bebés

Mês 20

Prevenção no convívio com outros bebés

Image onda

Agora que o bebé começa a contactar com um número cada vez mais diversificado de pessoas – nomeadamente outros bebés –, encontra-se, naturalmente, mais exposto a alguns incómodos e doenças.

Tal não significa que deva evitar esse convívio. Estas situações fazem parte do processo de desenvolvimento do seu bebé e, por norma, são relativamente fáceis e rápidas de gerir.

Autonomia na hora da higiene

Com 20 meses, o bebé ainda depende muito de si na hora da higiene. No entanto, é importante ir estimulando o seu interesse e autonomia nesse sentido. Incentive a sua colaboração em rotinas, como:

– lavar e secar as mãos quando estão sujas, depois de ir à casa de banho e antes das refeições – incentive o bebé a passar as mãos uma na outra, enquanto as lava e seca;

– na hora de lavar os dentes, convide o bebé a pegar na escova, consigo, guiando os seus movimentos e mostrando-lhe, com a ajuda de um espelho, que zona da boca estão a lavar.

wave
Alimento bebé

Os primeiros receios

À medida que cresce e que explorando o mundo, é natural que o bebé se depare com alguns receios. Sons mais altos, pessoas estranhas e até mesmo as idas ao médico, podem tornar-se uma fonte de medo. Experimente preparar o bebé com antecedência (por exemplo, as idas ao médico ou visitas em casa), explicando-lhe o que vai acontecer. Em situações inesperadas, como quando, de repente, surge um som mais alto, tente acalmar o bebé, explicando-lhe de onde vem o ruído e reforçando que ninguém está em perigo.
wave

Sabia que...

Existem algumas doenças comuns em crianças desta idade, como as chamadas doenças enxantemáticas, doenças infecciosas que se caracterizam pela presença de enxantema (manifestações cutâneas). É provável que já tenha ouvido falar de algumas, como a varicela e o sarampo, mas talvez desconheça outras, como a roséola. Conheça um bocadinho melhor estas doenças – saiba mais sobre a varicela, sobre o sarampo e sobre a roséola.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".