Segurar a cabeça

Mês 2

Segurar a cabeça

Image onda

Nesta altura o seu bebé, possivelmente, já consegue segurar a cabeça durante curtos períodos de tempo.

Queda de cabelo no pós-parto

Na gravidez, a maioria das mulheres apresenta uma diminuição da queda de cabelo, ficando este também mais forte e brilhante, devido às alterações hormonais típicas desta fase. No entanto, cerca de 2 a 4 meses após o parto, devido à descida dos níveis hormonais pode ocorrer uma queda de cabelo mais intensa! Esta experiência pode-se tornar incomodativa e preocupante, mas é preciso ter paciência: na maioria dos casos o ciclo de crescimento do cabelo volta ao normal ao fim de 6 meses.

Bebé e Crosta Láctea

A crosta láctea caracteriza-se por pequenas escamas amarelas na testa ou couro cabeludo do recém-nascido. Apesar de não causar incómodo ao seu bebé, existem alguns cuidados que pode ter:

– aplique óleos pediátricos, apropriados para o efeito, sobre o couro cabeludo e outras zonas afetadas, realizando uma massagem suave. Deixe atuar durante alguns minutos;

– lave cuidadosamente o couro cabeludo do seu bebé com um champô suave e adequado. Para se aconselhar, procure ajuda na sua farmácia;

– com a ajuda de um pente para bebés, retire suavemente as placas soltas. Não remova as placas com a ajuda das unhas – pode criar lesões que aumentam o risco de infeção;

– de seguida, enxague com água tépida e seque o cabelo e corpo do bebé com uma toalha macia, sem esfregar.

wave
Alimento bebé

Vacinação

Aos 2 meses de idade não se esqueça das primeiras doses de algumas das vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV). A vacinação é um direito e um dever. O PNV, ao longo de mais de 50 anos de existência, contribuiu para a erradicação, em Portugal, de doenças como a varíola e a rubéola.
wave

Sabia que...

Uma amamentação eficaz contribui para o desenvolvimento emocional do bebé, através da promoção de um laço emocional forte com a mãe. Nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo quando se trata do primeiro filho. Aqui ficam 10 Dicas para uma amamentação eficaz.

 

As cólicas são um problema muito frequente e habitual nos bebés de tenra idade: surgem, normalmente, na segunda semana de vida e tendem a desaparecer ao terceiro ou quarto mês. Saiba aqui o que fazer.

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".