Chuchar o dedo é pior do que chupeta? Vamos desvendar mitos

Chuchar o dedo é pior do que chupeta? Vamos desvendar mitos

Image onda

O reflexo de sucção já é evidente no bebé entre as 18 – 24 semanas de gestação e é essencial que se mantenha para que o bebé se desenvolva física, psíquica e socialmente.

A sucção é essencial durante a amamentação. A nível emocional, o ato de succionar é essencial para o desenvolvimento do bebé e liberta mediadores celulares que lhe permitem sentir prazer e alívio da dor e da ansiedade.

Certamente já ouviu muitas vezes a famosa frase: “É mais fácil tirar-lhe a chupeta do que o hábito do dedo!”

Este é um assunto controverso, mas é importante que saiba que a sucção do dedo, numa fase inicial, é considerada normal. No entanto, a intensidade, frequência e duração deste hábito podem contribuir para alterações negativas no desenvolvimento da boca da criança.

A sucção do dedo deve ser considerada fisiológica e benéfica, nos primeiros 6 meses de vida da criança. Se este for um hábito que se prolonga, poderá oferecer outros estímulos orais (como os mordedores) que chamem à atenção do bebé, que o estimulem e preparem para as diferentes texturas (como as que encontrará nos alimentos) e que ainda permitam aliviar o desconforto na fase de erupção dentária (durante o nascimento dos primeiros dentes). De forma espontânea o dedo será esquecido sem que ocorram danos no seu desenvolvimento oral.

A evidência sugere que muitos dos hábitos prolongados de sucção não nutritiva (como o dedo e a chupeta) persistem mesmo após várias tentativas de os pais terminarem com o hábito. Por este motivo, é muito importante que a criança visite o Médico Dentista/Odontopediatra assim que nasce o primeiro dente de leite, de forma a serem auxiliados, sempre que necessário, neste processo.


*Conteúdo desenvolvido por Sofia Batista, Médica Dentista e Docente do Serviço de Saúde Oral Infantil e Preventiva do IUCS

@doutoradentinhos

www.doutoradentinhos.com

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".