Como perder massa gorda no pós parto?

Como perder massa gorda no pós parto?

Image onda

O pós parto implica alterações na rotina habitual, uma mistura de sentimentos e de novos desafios. Mas em que altura, e como, vai voltar a cuidar de si?

Ser mãe é uma dádiva da natureza. É das coisas mais bonitas do mundo poder cuidar e ver crescer um ser que será para sempre uma parte de nós. O dia a dia muda por completo e o foco passa a ser inteiramente no bem-estar do bebé. Mas a verdade é que para o bebé ser saudável, a mãe também tem de se sentir saudável.

Como voltar à forma física e perder os quilos a mais que ficaram após o parto?

Sabemos que diminuir a ingestão calórica ajuda bastante na perda de peso de uma forma geral. Porém, para o corpo se manter saudável, o foco não deve ser no peso geral, pois este inclui também a massa magra (músculo) e manter o corpo com músculo é importante para a saúde quer do corpo, quer da mente. O foco deve então estar na perda de massa gorda.

Dar de mamar é uma excelente ajudar na perca de peso no pós parto. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a amamentação exclusiva durante seis meses contribui para uma perda de peso de cerca de 5kg, sendo essa perda de peso progressiva: de cerca de 500g por semana entre a 4ª e a 14ª semanas pós parto.

Durante a amamentação é normal sentir muita fome – as hormonas do apetite estão mais ativas que o habitual pois o metabolismo gasta cerca de 500kcal/dia para a produção do leite. A fome é um sinal de que o corpo está em carência e, se não for saciada, o corpo irá buscar a energia aos músculos. Ao perder músculo o metabolismo em repouso baixa, o que nos faz ter menos energia para o dia a dia e maior propensão para acumular massa gorda… exatamente o que não queremos.

Qual a solução?

A primeira solução passa por nunca saltar refeições e escolher comer alimentos com alto valor nutricional como hortícolas, fruta, cereais integrais e fontes de proteína magra. O ideal será ser acompanhada por um nutricionista que saberá aconselhá-la detalhadamente segundo as suas necessidades alimentares.

A segunda solução é voltar/começar a treinar! E quando treinar? Após o parto, há um período de descanso recomendado de cerca de 3 semanas para o parto normal e 6 semanas para o parto em cesariana.

Após esse tempo imprescindível para o nosso corpo recuperar do parto, devemos é importante criar uma rotina de treino que ajudará a aumentar a massa magra e a ganhar forças para cuidar do bebé, e ficar ainda com alguma energia para si. Mais músculo, para além de proteger os ossos e as articulações e de dar mais energia, aumenta a perda de massa gorda a longo prazo.

Mas atenção com a escolha dos exercícios. Procure um Personal Trainer para a acompanhar nesta fase em que o corpo está a readaptar-se, pois dependendo do seu historial e da sua condição física atual, há exercícios que deve evitar como é o caso de exercícios com impacto (corrida, saltos, etc) e dos exercícios para os abdominais. 


*Conteúdo desenvolvido por Holmes Place

www.holmesplace.com.pt

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".