

Eu Grávida
Ganho de peso na gravidez – Como controlar?

O ganho de peso durante a gravidez é normal e inevitável, tendo em conta as necessidades nutricionais da futura mamã para o crescimento e desenvolvimento do bebé.
Para onde vão os quilos a mais?
O peso da grávida tende a ser distribuído, de acordo com: crescimento do bebé, formação da placenta, líquido amniótico, volume do útero e do sangue materno, tecido mamário e gordura de reserva.
Em média, ao fim da gravidez, terá entre 11,5 a 16 kg a mais do que tinha antes de engravidar. Mas, nem sempre é o caso. Existem grandes variações uma vez que, o ganho de peso durante a gravidez, está muito relacionado com o Índice de Massa Corporal (IMC) que apresenta antes de engravidar.
Por isso, antes de mais, recomenda-se que adote um estilo de vida saudável. Este deve iniciar-se mesmo antes da gravidez para reduzir o risco de complicações:
- Mulheres com baixo peso e que aumentam pouco o seu peso durante a gravidez, parecem estar em maior risco de ter um bebé com baixo peso à nascença e parto prematuro;
- Mulheres obesas têm um risco aumentado de ter um recém-nascido grande para a idade gestacional, parto tardio e diabetes gestacional.
Já durante a gravidez, um ganho de peso inadequado pode estar relacionado com o aumento do risco de atraso de crescimento dentro do útero e morte perinatal (período que ocorre imediatamente antes e depois do parto). Por outro lado, o aumento excessivo de peso, pode estar associado a um aumento de peso do bebé ao nascimento e ao aumento do risco de complicações na vida adulta.
Assim, para controlar o peso durante a gravidez:
- Controle a evolução do peso. Meça a sua altura e peso para calcular o IMC. O IMC antes da gravidez determina o peso a ganhar (veja a imagem);
- Garanta um ganho de peso adequado, em relação ao peso que tinha antes de engravidar e a cada trimestre da gravidez;
- Beba água em abundância;
- Tenha uma alimentação adaptada às suas necessidades. O acompanhamento por parte um nutricionista pode ser uma ajuda para a ganhar hábitos alimentares adequados;
- Mantenha-se ativa. Pratique atividade física adequada à fase da gravidez, e de acordo com a indicação do médico;
- Não faça dietas para perder peso.

Siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS)
