COVID-19 – Cuidados a ter com os Bebés

COVID-19 – Cuidados a ter com os Bebés

Image onda

Se ter um filho é sempre uma alegria, as preocupações, especialmente com a Covid-19, podem ensombrar a vida dos pais. Poderei ir com o meu filho ao parque? E convidar a família e amigos para nos visitarem?

Estas são algumas das dúvidas que se colocam hoje em dia a muitos pais. A resposta, para ambas, é: por norma, sim, mas só a partir de uma determinada idade, e desde que assegurados os devidos cuidados.

A maioria das crianças não integra os grupos de risco para COVID-19. Se comparadas com os adultos, as crianças desenvolvem COVID-19 com menos frequência e apresentam, geralmente, manifestações menos intensas da doença. Ainda assim, a COVID-19 parece ser mais frequente nas crianças com menos de 2 anos do que nas crianças mais velhas.

Manifestações a que deve dar atenção:

  • Febre (temperatura medida na axila igual ou superior a 37,6ºC ou, no rabinho, igual ou superior a 38.0ºC);
  • Tosse intensa e contínua;
  • Dispneia (dificuldade em respirar);
  • Perda de apetite;
  • Congestão nasal (nariz entupido) e/ou rinorreia (corrimento nasal);
  •  Náuseas, vómitos e/ou diarreia.

A par de raros e ligeiros, estes sintomas tendem a resolver-se por si. No entanto, a prevenção da doença não deve ser descurada! Apesar de os mais novos serem menos afetados pela doença, podem transmitir o vírus a pessoas dos grupos de risco, como sejam os avós.

Cuidados a adotar:

  1. Torne a lavagem das mãos um momento de família: lavem, todos, as mãos com frequência. Este cuidado é especialmente importante quando chegam a casa e antes das refeições;
  2. Minimize o contacto físico, especialmente com pessoas com sintomas de COVID-19, apostando em formas alternativas de comunicação. Telefonemas e videochamadas são uma boa opção para uma ligação sem risco acrescido.

Nos adultos, a utilização de máscara tem sido um dos pilares da prevenção da COVID-19. No entanto, nos mais novos, esta medida deve ser avaliada caso a caso.

De um modo geral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha a utilização de máscara em crianças com menos de 5 anos. Isto por se acreditar que ainda não têm autonomia suficiente para assegurar a sua correta utilização.

Se, mesmo com estes cuidados, o seu bebé apresentar manifestações como febre, tosse ou dificuldade em respirar, telefone para a Linha SNS24 (808 24 24 24).   


Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".