O Meu Bebé
Bebé – Limpeza e cuidados específicos para além do banho
A pele do bebé, por ser tão delicada, exige cuidados específicos, mas algumas zonas do corpo necessitam de um cuidado reforçado:
- Olhos: limpe-os com compressas esterilizadas (uma para cada olho) embebidas em soro fisiológico (de preferência em doses individuais), de modo a evitar conjuntivites;
- Pavilhões auditivos (orelhas): a limpeza dos ouvidos deve incluir apenas as orelhas ou pavilhões auditivos e deve ser feita sempre com muito cuidado, para evitar feridas. Pode ser realizada com compressas embebidas em soro fisiológico, não esquecendo as dobras e a parte de trás das orelhas.
Sabia que…?
Nos bebés, como nos adultos, a cera é um excelente mecanismo de defesa e, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não significa falta de higiene. Assim, nunca se devem utilizar cotonetes ou similares para tentar retirá-la.
- Nariz: se o seu bebé apresentar secreções no nariz, para ajudá-lo a respirar melhor, pode aplicar-lhe soro fisiológico e limpar esta zona com a pontinha de um cotonete ou de um lenço de papel limpo;
- Unhas: devem estar sempre limpas e curtas, para evitar acumulação de sujidade e de possíveis arranhões na pele. No entanto, nos primeiros dias de vida, deve evitar-se cortar as unhas ao bebé, pelo risco de traumatismo, podendo utilizar-se, em alternativa, uma lima de cartão. Depois do primeiro mês de vida, deverá cortar-se as unhas sempre que necessário, com uma tesoura de pontas redondas ou corta-unhas de bebé;
- Cordão umbilical: o que resta do cordão umbilical (coto umbilical) deve ser mantido limpo e seco, fora da fralda e evitando ligaduras, cintas, adesivos ou faixas que o comprimam.
- Genitais do bebé de sexo feminino: devem ser lavados de frente para trás (da área vaginal para a rectal), para reduzir o risco de contaminação da uretra ou vagina com resíduos das fezes;
- Genitais do bebé de sexo masculino: devem ser lavados gentilmente, com especial atenção aos testículos, de modo a retirar toda a contaminação do uso da fralda, tendo a atenção, no primeiro ano de vida, de não forçar ou puxar a pele do prepúcio.
Caso ainda tenha alguma dúvida, dirija-se à sua Farmácia. Lá encontrará profissionais de saúde disponíveis para esclarecer as suas questões e aconselhar os produtos mais adequados ao seu bebé.