Eu Mamã
Cuidar de si depois do nascimento do bebé
Após cerca de nove meses de espera, instala-se o entusiasmo de finalmente estar em casa com seu bebé.
A sua atenção e energia durante os próximos tempos será maioritariamente para o bebé, mas para cuidar dele da melhor forma possível, não se pode esquecer de cuidar de si mesma!
Lembre-se de:
- Fazer todos os checkups do pós-parto, mesmo que se esteja a sentir bem – O acompanhamento médico nesta fase é fundamental;
- Pedir ajuda e delegar – Certas responsabilidades são exclusivas da mãe, como a amamentação , mas a maior parte não, por isso, sempre que possível, partilhe as tarefas com o seu parceiro, que ao sentir-se útil, será valorizado na sua paternidade.Amigos e familiares também podem ajudar-vos.
- Alimentar-se bem e manter-se hidratada – Para ter energia para tomar conta do seu bebé precisa de se alimentar adequadamente, devendo optar sempre por escolhas saudáveis, que ajudem à sua recuperação. Para além disso, uma alimentação adequada durante a amamentação é determinante para a eficaz produção de leite e, consequentemente, para o correto desenvolvimento do bebé.
E também…
É igualmente essencial que se mantenha hidratada, principalmente se estiver a amamentar, já que o risco de desidratação é maior.
- Relaxar – Aproveite os poucos momentos que tem livres para relaxar. Tome um banho relaxante, ouça música calma ou peça ao seu parceiro para lhe fazer uma massagem.
- Dormir – O sono é essencial para garantir a sua saúde física e emocional, contudo, para conseguir alimentar e tratar do seu bebé, que tem ciclos de sono curtos, o seu sono pode ficar comprometido. Crie um ambiente tranquilo para dormir e tente fazer uma sesta ao mesmo tempo que o bebé. Não se esqueça que este é um período temporário – normalmente a partir dos 6 meses, a maioria dos bebés já consegue dormir a noite inteira e nessa altura os pais já conseguirão descansar adequadamente.
- Preservar o seu relacionamento – Com a chegada do bebé, os momentos de intimidade são escassos. O seu corpo ainda se encontra a recuperar da gravidez e do parto, podendo acusar vários desconfortos, para não falar do cansaço e das variações hormonais. Todos estes fatores inibem o desejo sexual. Pode ainda não estar preparada para relações sexuais, mas isso não impede a sensualidade. Com paciência, comunicação e compreensão pode expressar o seu afeto, até ambos estarem preparados para recomeçar as relações sexuais.