Depois do nascimento de um bebé

Depois do nascimento de um bebé

Image onda

No periodo do pós parto, as semanas e meses imediatamente seguintes são cheias de dúvidas e incertezas. O acompanhamento da mãe é essencial nesta fase, para que esta possa superar as situações mais comuns:

Dores nas costas (lombalgias) – devem evitar-se as posições incorretas, para isso a mulher deverá: mudar as fraldas e dar banho à criança num plano ao nível da cintura (e nunca curvada); dar de mamar numa posição confortável, recorrendo se necessário a uma almofada. Para ultrapassar as dores nas costas a mulher deve iniciar exercícios de extensão da coluna e de fortificação da musculatura acessória com plano de exercícios adequado;

Perda acentuada de cabelo – é aconselhável o uso de champôs antiqueda;

Cicatriz da cesariana – ao 7º dia pós-parto devem ser retirados os agrafos ou pontos, dependendo do tipo de sutura operatória. Se a cicatriz tiver um aspeto avermelhado e duro (infeção) ou tiver aberto (deiscência), a mulher deve ir a um serviço de urgência.

Síndrome Depressivo Pós-Partoapós a primeira semana é provável que a mulher comece a notar algumas alterações do humor. Contudo, esta fase pode prolongar-se e desencadear a depressão pós-parto. O parto de um bebé e as alterações, de hábitos criam novas responsabilidades e, por vezes pode entrar em conflito com ideias e valores da educação da mãe, bem como com a relação com o seu companheiro. Esta situação não deve ser desvalorizada pelo que se a tristeza durar mais do que 2 semanas ou se for muito acentuada é importante a mulher recorrer a apoio psicológico ou psiquiátrico.

Silhueta: O uso de cinta de pós-parto é um assunto polémico. Há alguns anos era obrigatório o uso de cinta em caso de cesariana, mas agora essa opinião não é consensual, pois as cintas podem melhorar o aspeto externo de silhueta mas, ao dificultarem o fluxo sanguíneo, podem atrasar a recuperação dos tecidos e ao aumentarem a pressão intra-abdominal podem aumentar o risco de incontinência urinária. Assim, é aconselhável que a mulher converse com o médico, de forma a agir adequadamente.

As situações de desconforto mais comuns podem ser acompanhadas de perto pelo seu farmacêutico.


Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".