Eu Grávida
Desconfortos na gravidez – O que esperar no 2º Trimestre?
Seja por culpa das hormonas ou por causa da barriga que não para de crescer, o corpo sofre várias alterações que se podem traduzir em alguns desconfortos durante a gravidez.
Alterações na pele
A pele sofre várias transformações ao longo da gravidez. Devido às alterações hormonais, há um maior estímulo na produção de melanina (substância que dá cor à pele). Os mamilos ficam mais escuros e a línea negra (linha escura que aparece ao longo da barriga, na direção vertical) torna-se mais visível. Já no rosto, podem surgir manchas acastanhadas – pano ou cloasma. A alteração da pigmentação é normal e tende a desaparecer após o parto.
Por outro lado, também podem aparecer algumas linhas avermelhadas e finas – as estrias. Estas surgem, normalmente nas coxas, barriga e peito, à medida que a pele estica e perde elasticidade.
Dicas:
- Aplique, desde o início da gravidez, cremes hidratantes nas zonas que costumam ser mais afetadas por estrias;
- No rosto aplique diariamente um creme com fator de proteção solar muito elevado (SPF 50) e adequado ao seu tipo de pele. Informando-se na sua Farmácia quais os mais adequados durante a gravidez;
Gengivas inflamadas
Nesta fase as gengivas podem ficar inchadas e sangrar com mais facilidade durante a escovagem ou o uso do fio dentário.
Dicas:
- Use uma escova de dentes de dureza suave, fita dentária e/ou escovilhões interdentários;
- Visite regularmente o seu médico dentista;
Desconforto abdominal e dores de costas
À medida que o bebé cresce, os músculos da barriga distendem-se, e a dor causada pelo peso da barriga surge principalmente na região lombar e glúteos podendo-se difundir para as pernas. Este desconforto mantém-se até ao final da gravidez.
Dicas:
- Use uma cinta de sustentação;
- Use sapatos de salto baixo;
- Desenvolva a musculatura através da prática de atividade físicas e alongamentos.
Prisão de ventre
Ocorre, sobretudo, devido às alterações hormonais, que reduzem os movimentos efetuados pelo intestino, mas também pode ocorrer devido ao aumento de volume do útero que comprime o intestino e à toma de suplementos pré-natais que contêm ferro.
Dicas:
- Faça uma alimentação rica em fibra (fruta, legumes, cereais integrais) e evite alimentos que causam flatulência (couves, brócolos);
- Beba muita água (2 litros/dia);
- Pratique atividade física ligeira;
- Estabeleça hábitos intestinais regulares.