Diagnósticos à Nascença – Teste do Pezinho

Diagnósticos à Nascença – Teste do Pezinho

Image onda

Atualmente, no nosso país, este diagnóstico corresponde ao Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP), através do conhecido Teste do Pezinho.

Este é um teste que rastreia (isto é, deteta) várias doenças congénitas, nomeadamente as doenças em que a criança não consegue utilizar determinadas substâncias que fazem parte da sua alimentação e que, em excesso, são tóxicas para o organismo. Agora que já sabemos porque é importante fazer o Teste do Pezinho, importa responder a três outras questões: Onde? Quando? Como? Os pais só são contactados pela Unidade de Saúde Familiar mais próxima ou diretamente pelo INSA caso os resultados do teste não sejam normais, ou se houver necessidade de o repetir. Este contacto é realizado, em média, entre os 10 e os 15 dias de vida do bebé. Os resultados normais poderão ser consultados online, cerca de 4 semanas após a realização do teste, no website: http://www.diagnosticoprecoce.org/.

Em caso de dúvida, os pais podem ainda contactar o INSA, através dos contactos divulgados no website. O Teste do Pezinho não é de carácter obrigatório, mas é um programa que abrange todos os recém-nascidos. Deve, pois, ser encarado como uma mais-valia, já que, se as doenças que deteta forem descobertas precocemente, há menor probabilidade de interferirem na saúde e qualidade de vida do bebé.


Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".