Eu Grávida
Dormir durante a gravidez – Em busca de conforto
Uma noite de sono tranquila é essencial para a futura mamã. Contudo, dormir grávida nem sempre é tarefa fácil, principalmente com o avançar da gravidez.
Dificuldades como: encontrar uma posição confortável, azia, fome e constante vontade de ir à casa de banho são alguns dos desconfortos mais comuns e que podem perturbar o sono.
Qual é a melhor posição para adormecer durante a gravidez?
A posição mais recomendada para adormecer é deitada de lado, preferencialmente, voltada para o lado esquerdo, com os joelhos ligeiramente dobrados. Ao deitar-se voltada para o lado esquerdo, beneficia de uma melhor circulação sanguínea e oxigenação tanto para si, como para o bebé. Esta posição permite também que os rins não fiquem sob pressão, e consequentemente, funcionem melhor, ajudando a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos.
Posições a evitar…
- Dormir de costas. Normalmente depois do quinto mês de gravidez, quando se deita de costas, o peso do útero tende a provocar maior pressão sobre a coluna, músculos e principais vasos sanguíneos. Esta posição pode potenciar o aparecimento de hemorroidas, dores musculares e dificuldade no transporte de oxigénio e sangue para o bebé;
- Dormir de barriga para baixo. O corpo da futura mamã sofre alterações físicas (volume da barriga e peito) que podem dificultar esta posição.
É normal adormecer numa posição e acordar noutra. O ideal é ir alternando de lado. Apesar de tudo, o mais importante é que encontre uma posição na qual se sinta bem e confortável.
Dicas para minimizar o desconforto:
- Use almofadas de suporte. As almofadas podem ser usadas para dar suporte à barriga e costas. Por exemplo, ao colocar uma almofada entre os joelhos favorece o alinhamento com as ancas, evitando possíveis dores de costas. Existem também almofadas de gravidez especificamente concebidas para apoiar todo o corpo da futura mamã. Além disso, como favorecem a posição deitada de lado, ajudam a melhorar a qualidade do sono;
- Estabeleça um horário regular para se deitar e acordar;
- Crie no quarto um ambiente confortável, com pouca luz e pouco ruído e com uma temperatura adequada;
- Mantenha-se ativa. Pratique atividade física adequada à fase da gravidez, e de acordo com a indicação do médico. No entanto evite fazê-lo imediatamente antes de se deitar;
- Evite beber líquidos antes da hora de dormir. Assim, diminui a quantidade de vezes que se levanta à noite para ir à casa de banho.