Ecografias de rotina na gravidez

Ecografias de rotina na gravidez

Imagem onda

A gravidez deve ser acompanhada pelo médico e, ao longo deste periodo, devem ser feitas algumas ecografias em momentos pré-determinados.

Ecografia do 1º trimestre

Efetua-se entre as 11 e as 13 semanas e 6 dias, habitualmente por via transabdominal.

Pode haver necessidade de utilizar a sonda vaginal para melhor avaliar o feto. Esta ecografia permite datar a gravidez corretamente. É possível diagnosticar anomalias graves e pesquisar marcadores ecográficos (sinais que indicam um risco aumentado de alterações) – translucência da nuca, ossos do nariz, ductos venosos. Para avaliar o risco de anomalias cromossómicas (trissomia 21) associam-se os marcadores bioquímicos, pelo que é efetuada nesta altura uma colheita de sangue.

Ecografia do 2º trimestre

Efetua-se entre as 20 e as 22 semanas. Esta ecografia é habitualmente chamada morfológica, porque permite avaliar a morfologia (forma) dos órgãos do feto. É nesta ecografia que se detetam as principais malformações. Contudo não é possível por ecografia diagnosticar todas as anomalias existentes.

Ecografia do 3º trimestre

Efetua-se entre as 30 e as 32 semanas. Nesta ecografia avalia-se o crescimento do feto e a quantidade de líquido amniótico.

É também reavaliada a morfologia de alguns órgãos do feto (ex.: rins, bexiga, estômago), pois algumas alterações só se manifestam nesta altura da gravidez.


*Conteúdo desenvolvido pelo Hospital de S. João

Borda ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".