

Eu Mamã
Essenciais de farmácia para uma amamentação tranquila

Numa primeira fase da amamentação é perfeitamente normal que surjam dúvidas, por exemplo, relativamente à posição correta ou à frequência.
Pode sempre contar com um profissional de saúde para o esclarecimento destas questões, contudo para tornar este momento ainda mais tranquilo.
5 dicas extra
❶ Dificuldade em encontrar uma posição cómoda para amamentar? Ao início pode parecer um bicho de sete cabeças, mas rapidamente apanhará o jeito. Porque não usar uma almofada de amamentação para um maior conforto? Esta ajuda a colocar o bebé na melhor posição, melhorando a “pega” e evitando um esforço elevado por parte da mãe ao segurar o bebé.
❷ Os horários de amamentação podem parecer exigentes e, por vezes, todo o processo de despir-se pode tornar-se cansativo, ainda por cima com poucas horas de sono. Não desespere, existem soutiens de amamentação com uma abertura na copa, tornando o processo de amamentação mais prático.
❸ Quer ir rapidamente a algum lado mas sente-se insegura com a possibilidade de perdas de leite entre períodos de amamentação que manchem a roupa? Não se preocupe e vá. Encontra na sua farmácia diversos discos absorventes e conchas coletoras de leite, que protegem contra estas pequenas perdas, que são perfeitamente normais. Adicionalmente ajudam a manter o mamilo seco e a evitar a formação de gretas e fissuras. Estes devem ser trocados com alguma frequência.
❹ Qualquer mãe sabe que, mesmo tendo os cuidados certos, muitas vezes podem surgir dores nos mamilos e por vezes, as terríveis gretas. Causam desconforto não só durante o dia, mas também, por vezes, durante a própria amamentação.
Nestas situações pode utilizar:
– Protetores de mamilo – protegem os mamilos doridos ou gretados contra a fricção antes e após a amamentação, dando tempo ao tecido sensível do peito para recuperar;
– Pomadas, cremes ou géis protetores e regeneradores para os mamilos, compatíveis com a amamentação;
– Almofadas em hidrogel para um alívio imediato das dores da amamentação, bem como para criar as condições ideais para a recuperação;
– Mamilos de silicone – ajudam-na a amamentar o seu bebé caso tenha mamilos rasos, invertidos ou doridos ou uma produção de leite excessiva, ao mesmo tempo que protegem a pele que está por baixo.
❺ E se a ausência da mãe tiver de ser superior ao período entre amamentação? Já existe solução, as bombas tira-leite, que podem ser elétricas ou manuais, permitem a extração e posterior armazenamento do leite materno, para que não falte nada ao bebé.
Passe pela sua farmácia e peça conselho!
