Estrias na gravidez- como evitar

Estrias na gravidez- como evitar

Imagem onda

As estrias são cicatrizes que aparecem, por norma, em zonas da pele sujeitas a distensão e/ou retração súbita.

Estas mudanças repentinas podem originar uma quebra no colagénio e na elastina – proteínas que dão suporte à pele – da zona afetada. Durante a recuperação deste processo, surgem pequenas cicatrizes, em forma de lista, muito comuns durante o crescimento e/ou gravidez – são as conhecidas estrias.

Podem ocorrer em zonas diferentes:

  • Na adolescência,  tendem aparecer no fundo das costas, no caso dos rapazes, e nas coxas, nádegas ou peito, no caso das raparigas;
  • Durante a gravidez as estrias, tendem a surgir na barriga e no peito;
  • Quando há excesso de peso (nomeadamente em casos de obesidade) – ocorrem, frequentemente, na parte externa das coxas;
  • Em desportistas – podem surgir, em alguns casos, nos ombros.

Inicialmente, as estrias começam por ser zonas da pele com uma tonalidade vermelha, púrpura ou castanha (dependendo da cor original da pele), podendo causar algum prurido (comichão). Com o tempo, esta cor é, frequentemente, atenuada.

Por norma as estrias, não são dolorosas, nem representam um risco para a saúde, mas nem sempre são bem recebidas por quem as tem. Neste ponto, é importante compreender que, como qualquer cicatriz, as estrias são permanentes. No entanto, é possível que a sua aparência seja atenuada, com o tempo e com a escolha dos cuidados de pele certos. Para melhores resultados e para escolher cuidados adequados ao seu caso, aconselhe-se com o seu farmacêutico. Tenha ainda em atenção as seguintes medidas, ao aplicar um produto adequado:

  • Aplique em estrias recentes – não espere que evoluam;
  • Distribua através de suaves massagens nas zonas afetadas;
  • Utilize diariamente, durante várias semanas – os resultados raramente são imediatos, por isso, “persistência” é a palavra-chave.

A abordagem ideal perante as estrias é a prevenção. Para tal, se necessário, poderá contar com o aconselhamento de um profissional de saúde, como o seu farmacêutico, nutricionista ou médico. Nesta fase de gravidez, o ganho de peso é natural e inevitável, mas deve ser vigiado, pela saúde da mãe e do bebé.

Fale abertamente com o seu médico sobre esta questão – este poderá aconselhá-la sobre a melhor forma de gerir a sua alimentação e, nos casos em seja possível, a prática de atividade física.


Borda ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".