Janela Fértil – O melhor período para engravidar

Janela Fértil – O melhor período para engravidar

Image onda

Ao longo do ciclo menstrual da mulher há apenas cerca de 6 dias em que a fecundação pode ocorrer.

O dia da ovulação e os 5 dias que o antecedem – Período chamado de janela fértil – o melhor período para a mulher engravidar.

Tal acontece porque os espermatozóides podem permanecer ativos até 5 dias e os óvulos só podem ser fertilizados até cerca de 24 horas (um dia) depois de serem libertados do ovário (ovulação). Se pretende engravidar, é importante ter relações sexuais neste período.

Contudo, tendo em conta que cada mulher tem um padrão próprio de ciclos menstruais , muitas vezes não é fácil determinar exatamente qual o dia da ovulação e assim perceber qual o período da janela fértil.

Existem, no entanto, alguns sinais do próprio corpo, que podem indicar que está a ovular. Tente detetá-los através de:

  • Testes de Ovulação – Na altura da ovulação ocorre um aumento da hormona luteinizante (LH), que pode ser detetado na urina, através de testes específicos – testes de ovulação – disponíveis na sua Farmácia. Informe-se com o seu farmacêutico.
  • Observação do muco cervical – Com a aproximação da ovulação, as secreções vaginais (muco cervical), por norma, tornam-se mais fluídas e transparentes, com aspeto de clara de ovo. Procure observar, diariamente, a aparência destas secreções, de modo a detetar melhor esta alteração.
  • Registo da temperatura corporal basal – A temperatura corporal basal (temperatura corporal ao acordar), na ausência de doença, é relativamente estável o mês inteiro. Porém, à medida que a ovulação se aproxima, sofre uma ligeira diminuição, subindo levemente logo depois. Meça a temperatura todos os dias ao acordar, ainda na cama. Pode registar diariamente os valores obtidos, sendo necessário registar vários ciclos menstruais antes de conseguir determinar a sua janela de fertilidade.

Adicionalmente, na altura da ovulação, algumas mulheres referem sentir desconforto abdominal e um aumento da tensão mamária e do desejo sexual. Contudo nem todas as mulheres têm estes sinais e sintomas, e os mesmos podem não fornecer informação fiável, sendo que, se tiver dificuldades em descobrir qual a sua janela fértil e/ou a engravidar deve procurar a ajuda de um profissional.


Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".