Formam-se os primeiros orgãos e tecidos

Mês 2

Formam-se os primeiros orgãos e tecidos

Imagem onda
Gravidez mês 2

Olá Mãe,
Estou a crescer rápido! A cada minuto que passa, desenvolvo mais de 1 milhão de células! Mas ainda tenho muito que fazer! Descansa que eu trato desta parte, peço-te que cuides muito bem de ti, porque essa é a melhor forma de cuidares de mim!

Posso não pesar quase nada, mas o meu coração já bate tanto! Tenho os olhos fechados, mas já te oiço! Conta-me tudo!

Para compreender melhor a evolução do seu bebé, talvez possa pensar que, no segundo mês de gravidez, a sua dimensão pode ser comparada à de uma semente de abóbora, evoluindo para o tamanho de uma lentilha, depois de uma feijão e, no final a 8ª semana, atingirá já a proporção de uma framboesa, pesando cerca de 1g.

É nesta fase que os primeiros órgãos e tecidos iniciam a sua formação e desenvolvimento, nomeadamente o cérebro e o coração, que bate pela primeira vez na 5ª semana. Começam também a formar-se pequenas depressões, que darão lugar às orelhas e narinas, e outras estruturas que darão origem aos dedos. Nesta altura, o bebé apresenta ainda uma pequena cauda que diminui progressivamente em relação ao resto do corpo que, por sua vez, se encontra continuamente em crescimento, desaparecendo dentro de algumas semanas. No final do segundo mês, os órgãos genitais tonam-se mais delineados e as feições mais percetíveis, sendo já possível distinguir a cabeça, os olhos e os membros.

O que sente a mãe?

Embora ainda possa não se sentir grávida, é normal, nesta fase da gravidez, a mãe sentir uma maior cansaço, pois despende de mais energia para o desenvolvimento do embrião, ter enjoos matinais, dores de cabeça com maior frequência e cólicas, que resultam da expansão do tecido uterino, contudo, se se agravarem e provocarem sangramento, deverá consultar imediatamente o seu médico obstetra. No segundo mês, o peito revela-se maior e mais sensível, o corpo torna-se mais propenso a desenvolver varizes, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e do tamanho do útero, e, com as alterações hormonais, é natural que sinta uma maior vontade de chorar e de ir mais vezes à casa de banho.

Imagem onda
mes2_HL

Sabia que o cérebro do bebé é um dos primeiros órgãos a ser formado e que todos os dias se encontra em desenvolvimento?
Imagem onda

À medida que o bebé se vai desenvolvendo, o corpo da mãe vai sofrendo alterações que poderão dar origem a determinados sinais e sintomas, podendo ter como resultado algum problema de saúde. Ainda que o período de gravidez varie de mulher para mulher, a mãe deverá estar atenta a:

 

– hemorragia vaginal;

– perda de líquido pela vagina;

– corrimento vaginal com prurido, ardor ou odor anormal;

– dor/ardor ao urinar;

– dores abdominais;

– febre ou arrepios;

– vómitos repetidos ou intensos;

– hipertensão (pressão arterial elevada) ≥ 140/90 mmHg;

– perturbações da visão;

– dores de cabeça fortes ou contínuas.

 

Para que possa combater estas transformações físicas e hormonais nesta altura da gravidez, procuramos sugerir alguns conselhos úteis, como:

 

– fale com o seu médico ou farmacêutico para que lhe seja recomendada medicação adequada para as dores de cabeça caso se tornem mais intensas, não comprometendo o desenvolvimento do bebé;

– adquira um sutiã de maternidade que seja adequado ao tamanho do seu peito, de um tecido suave, flexível e sem aros, para um melhor suporte e um maior conforto;

evite determinados alimentos e bebidas que afetam a qualidade do sono, como por exemplo chá ou café que contêm cafeína, chocolate que contém teobromina, ou refeições ricas em gordura para não dificultar a digestão;

– aproveite para mudar os seus hábitos de alimentação, de consumo de substâncias estimulantes ou de outras como o tabaco que comprometem o crescimento do bebé.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".