Sensibilidade aos aromas

Mês 3

Sensibilidade aos aromas

Imagem onda
Gravidez mês 3

Mããeee,
Ainda falta meio ano, mas é bom! Afinal, ainda temos muito que fazer!

Sabes que sinto quando estás feliz e quando estás stressada? A tua felicidade é mesmo a minha, porque se tu a sentes eu também a sinto!

Também deves andar a sentir-te mais cansada, porque mais de 25% do sangue do teu coração vem para a minha placenta! Ou seja, como é preciso o teu coração bater mais… vivo e cresço à custa das tuas forças.

Sabes o que mais preciso? Cuida de ti, estarás a cuidar de mim!

Para que compreenda melhor a evolução do seu bebé, talvez possa pensar que, no terceiro mês de gravidez, a sua dimensão pode ser comparada à de um bago de uva com apenas 2g, evoluindo para o tamanho de uma azeitona a pesar cerca de 4g, depois de um morango de, aproximadamente, 7g, e, no final do primeiro trimestre, atingirá já a proporção de uma lima de 14g.

Neste momento, o feto já perdeu a cauda embrionária, começando a mostrar algumas formas – as orelhas e as pálpebras, enquanto desenvolve a sensibilidade aos cheiros. É ainda nesta fase que os órgãos se vão formando e desenvolvendo até apresentarem plenas condições de funcionamento, o que acontecerá gradualmente até ao final da gravidez. Contudo, à 10ª semana, o coração do seu bebé atinge os 180 batimentos por minuto! No fim do primeiro trimestre, o feto tem a sua boca quase totalmente formada, os dentes de leite crescem dentro das gengivas, as suas unhas já dão os primeiros sinais e as cartilagens, que compunham o seu esqueleto, vão transformar-se lentamente em osso.

O que sente a mãe?

À medida que o bebé se vai desenvolvendo, o corpo da mãe vai sofrendo transformações e que poderão dar origem a alguns sintomas, nomeadamente:

– perdas de urina, devido à pressão na bexiga, que ocorrem com bastante frequência;

– tonturas e enjoos matinais naturais desta fase da gravidez, mas que, felizmente, tendem a desaparecer no fim do 1º trimestre;

– devido às alterações hormonais, as gengivas ficam mais sensíveis e podem sangrar com maior frequência , o que pode tornar-se doloroso.

Estas alterações físicas e hormonais podem suscitar algumas dúvidas no que é agora o seu quotidiano. Sabia que:

– a prática moderada de exercício físico é benéfica desde que não haja contraindicação médica;

– a prática de relações sexuais deverá ocorrer com a normalidade que decorreria antes da gravidez, contudo, com as alterações hormonais e físicas da mulher, poderá haver perda da líbido;

– a alimentação deverá incluir um reforço da ingestão de alguns nutrientes, nomeadamente de algumas vitaminas e minerais, bem como um aumento do consumo de líquidos.

Imagem onda
semana3

Está na hora de divulgar a grande notícia!

O primeiro trimestre está prestes a acabar e o risco de ocorrer um aborto espontâneo irá reduzir drasticamente, por isso, a partir de agora, é o momento ideal para contar à sua família e aos seus amigos que está grávida. Já pensou como vai anunciar a grande novidade?
Imagem onda

Para que tenha uma gravidez mais tranquila e saudável, deixamos-lhe aqui alguns conselhos úteis:

 

– pratique exercício físico moderado (caminhadas, hidroginástica, yoga ou pilates para grávidas, natação), que, além de a ajudar a prevenir o excesso de peso, diminuindo os riscos de diabetes gestacional, contribuirá para melhorar a sua força. Resistência e postura, ajudando-a ainda a relaxar;

– partilhe com o seu parceiro os seus sentimentos relativamente à sua intimidade e atividade sexual, procurando preservar a estabilidade emocional do casal;

– consulte o seu médico/obstetra se sentir algum desconforto, dor ou sangramento vaginal durante o ato sexual;

– exercite os músculos da zona pélvica (10 repetições de 10 segundos), 3 a 4 vezes ao dia, o que a ajudará a evitar as perdas de urina e prepará-la-á para o momento do parto;

– consulte o seu médico dentista se sentir sangramento ou dor gengival, para que lhe seja prescrita medicação ou tratamento adequado.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".