Impressões digitais

Mês 4

Impressões digitais

Imagem onda
Gravidez mês 4

Querida Mãe!
Antes de mais, obrigado por tudo o que te tenho feito passar, e não tem sido nada pouco!

Há uma enorme quantidade de gente que sabe bem o que pode ser importante para ti, e para mim, em cada momento desta nossa viagem, talvez seja boa ideia ouvi-los, apesar da pouca paciência que te sobra. Algumas coisas são mesmo importantes! Tem paciência!

Como a minha boca já consegue abrir e fechar, e chuchar, gostava que soubesses que aprendi a dar beijinhos e que tenho andado a dar muitos, todos em ti e a ti!

No início do 2º trimestre de gravidez, o seu bebé atingiu já a proporção de uma vagem de ervilha e pesa aproximadamente 23g, continuando a desenvolver-se, atingindo, na 14ª semana, o tamanho de um limão com, mais ou menos, 43g, na 15ª semana, o tamanho de uma maçã com 70g e, no fim da 16ª semana de gravidez, já pesa 100g, tendo a dimensão aproximada de um abacate.

Neste momento, o feto começa a desenvolver as suas impressões digitais, uma vez que os dedos estão já completamente formados; a bexiga já atingiu o seu normal funcionamento, sendo o bebé capaz de eliminar, pela urina, o líquido amniótico ingerido. É ainda neste trimestre que os órgãos genitais se encontram desenvolvidos embora seja, frequentemente, difícil de distinguir o sexo do feto durante a ecografia; a sua pele cobre-se de uma pequena penugem (lanugo), que cai algumas semanas antes do nascimento e cuja principal função é a regulação da temperatura corporal do bebé e a sua proteção face a ruídos e vibrações. Por volta da 16ª semana, o feto descobre o cordão umbilical e é provável que já seja capaz de o agarrar, e o seu rosto vai adquirindo contornos mais definidos, nomeadamente o nariz e a boca.

O que sente a mãe?

Nesta fase, a futura mamã terá sonos mais descansados e profundos, o que lhe dará uma maior energia. As hormonas vão estabilizando e os seios tornam-se menos sensíveis. Contudo, uma vez que as alterações hormonais levam a uma fragilidade dos vasos sanguíneos, podem ocorrer ligeiras hemorragias nasais ou ainda um aumento das secreções vaginais que decorrem do fluxo sanguíneo na zona genital. Estas alterações provocam igualmente oscilações de humor, dificuldades de memória e de concentração. Perto da 16ª semana, a mãe poderá, pela primeira vez, sentir os movimentos do bebé dentro da sua barriga enquanto o seu corpo se prepara para a produção do leite materno e para a amamentação.

Imagem onda
mes4_HL

Com a progressão da gravidez, o corpo da mulher sofre grandes alterações: os enjoos, os vómitos e a intolerância a alguns cheiros tendem a abrandar, o que pode conduzir a um aumento do apetite. A transformação do corpo feminino pode provocar algum desconforto que tenderá a aumentar com a evolução do feto e, neste momento, poderá, por um lado, ocorrer uma sobrecarga dolorosa da coluna e, por outro, a dilatação e a saliência das hemorróidas ou ainda algumas alterações na pele.
Imagem onda

Para que tenha uma gravidez mais tranquila e saudável, deixamos-lhe aqui alguns conselhos úteis:

 

-Aproveite para reforçar a sua alimentação com alimentos ricos em nutrientes e vitaminas (legumes, fruta variada e frutos secos) neste período de maior apetite, sem esquecer o consumo de água necessário para uma boa hidratação;

-Adote cuidados extra na preparação dos alimentos, uma vez que nesta fase da gravidez é normal que se encontre mais vulnerável a infeções alimentares devido a alterações do sistema imunitário;

-Mantenha a zona genital limpa, use roupa interior de algodão e mude-a frequentemente e tenha especial atenção aos produtos de limpeza que utiliza (devem ser neutros e utilizados apenas na parte exterior da vagina).

-Consulte o seu médico obstetra se verificar alterações na cor, consistência ou cheiro do corrimento vaginal;

-Evite assoar-se ou fazer esforços físicos mais intensos se ocorrerem hemorragias nasais, e aplique vaselina no interior das narinas.

-Partilhe as suas emoções e sentimentos com o seu companheiro/a, um amigo/a ou familiar neste momento mais frágil que é a gravidez, procurando preservar a sua estabilidade emocional;

-Experimente utilizar uma agenda ou fazer uma lista de tarefas-chave para combater as faltas de memória e a pouca concentração que é natural nesta fase da gravidez.

 

Se não se sentir esclarecida ou se surgirem outras dúvidas, não hesite em falar com o seu médico ou farmacêutico.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".