Ouvir o coração da mãe

Mês 5

Ouvir o coração da mãe

Imagem onda
Gravidez mês 5

Olá mãe mundo!
Por alguma razão, parece que já estamos muito mais contentes! Brilhantes! É mesmo bom!

Já me mexo bem, apesar de nem sempre o conseguires sentir! Ando a treinar movimentos, para desenvolver bem os músculos, e como tenho imenso espaço é fantástico!

Como a voz do pai é mais grossa é mais fácil de passar através das paredes! Diz-lhe que gosto do ouvir e de que preciso de falar com ele!

Um beijinho para a melhor mãe do mundo, e que é, também, o melhor mundo dos mundos!

Cuida de mim, cuidando de ti!

Nesta fase da gravidez, o seu bebé atingiu já a proporção de um nabo e mede aproximadamente 13cm, continuando a desenvolver-se, atingindo, na 18ª semana, o tamanho de um pimento com, mais ou menos, 190g, na 19ª semana, o tamanho de uma romã com 240g e, na 20ª semana de gravidez, o bebé pesa cerca de 300g, com a dimensão aproximada de uma banana, e, no fim da 21ª semana, atinge o tamanho de uma cenoura com cerca de 360g e 27cm de comprimento.

É durante o início do 5º mês de gravidez que os primeiros dentes surgem no interior do maxilar do bebé, e os pulmões, apesar de ainda não serem funcionais por não terem alvéolos, já estão praticamente formados. Só na 18ª semana é que o bebé começa a treinar os seus movimentos respiratórios para que, após o seu nascimento, seja capaz de respirar sozinho. A meio do mês, os órgãos sexuais já se encontram totalmente desenvolvidos, o fígado começa a produzir bílis e o baço, glóbulos vermelhos. Em desenvolvimento está ainda o aparelho auditivo, sendo o bebé já capaz de ouvir e reagir ao batimento cardíaco da mãe, e o cérebro, onde se formam as regiões cerebrais responsáveis pelos 5 sentidos. Durante a última semana do mês, forma-se uma camada esbranquiçada e gordurosa (vérnix caseosa) na superfície da pele do bebé, que é responsável pela proteção da pele e funciona como lubrificante no momento do parto, facilitando o processo. Na última semana, os órgãos terminam a sua formação e inicia-se a produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

O que sente a mãe?

Com as oscilações hormonais, a mãe pode sentir a sua pele mais seca e sensível e é possível que surjam algumas manchas mais escuras no rosto (cloasma ou melasma). Em algumas mulheres pode surgir uma linha escura (Linea nigra) que atravessa o centro da barriga e que resulta da acumulação da melanina nessa zona, mas que tende a desvanecer após o nascimento do bebé. É característico deste período de gravidez sentir, por um lado, indigestão e azia e, por outro, ter mais apetite e desejos peculiares. Contudo, é importante recordar que, embora o aumento de peso seja inevitável na gravidez, é necessário controlar para evitar o risco de hipertensão e de diabetes gestacional e, consequentemente, evitar complicações no momento do parto. É natural nesta fase de gravidez sentir um maior cansaço e, por vezes, falta de ar, uma vez que a sua respiração é mais profunda e o útero se encontra em crescimento. O desenvolvimento do bebé leva à aceleração do seu metabolismo e, juntamente com as alterações hormonais, pode sentir mais calor e transpirar mais do que o habitual.

Imagem onda
mes5_HL

Gostava de saber o sexo do bebé? Experimente comer um quadradinho de chocolate 30 minutos antes da ecografia. Desta forma o bebé ficará mais ativo e aumenta a probabilidade de o médico conseguir confirmar qual o sexo.
Imagem onda

Para combater os resultados destas alterações físicas, segue uma lista de dicas-chave para promover o seu bem-estar durante este mês de gravidez:

 

– cuide da sua pele e evite banhos quentes e demorados, hidrate a pele todos os dias com protetor solar, tanto no verão como no inverno, e, se quiser evitar as estrias, aplique cremes gordos;

– aproveite para pôr a sua música preferida durante estas rotinas de hidratação da pele, massajando suavemente a barriga para que sinta o seu bebé a mexer-se como resposta a esses estímulos;

– procure, por um lado, ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D (como por exemplo, cogumelos, salmão ou gemas de ovo), contribuindo para um melhor desenvolvimento dos ossos do seu bebé, e, por outro, evitar excessos alimentares, açúcares e gorduras, privilegiando frutas e legumes, e beber bastante água ao longo do dia;

– utilize roupa confortável, prática e, preferencialmente, de fibras naturais, de forma a não causar fricção e irritar a pele, sobretudo entre e por baixo dos seios, na parte interna das coxas e na dobra entre a barriga e a púbis;

– esteja atenta a alterações do corrimento vaginal (odor e/ou coloração) e outros sinais como ardor ou dor ao urinar, pois deve consultar o seu médico se tiver estes sintomas;

– pratique exercícios para fortalecer os músculos da zona pélvica (experimente yoga ou pilates), que ajudam a manter o útero, a bexiga e o ânus numa posição correta, a controlar os esfíncteres e a suportar o peso extra.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".