O despertar dos sentidos

Mês 6

O despertar dos sentidos

Imagem onda
Gravidez mês 6

Olá mamã!
Tenho andando a dormir mais tempo! E a sonhar muito! Espreguiço-me, dou cambalhotas, bocejo, e chucho no dedo! Ah… até já faço xixi… e muito!
Não te preocupes com os meus soluços, porque são mesmo importantes para treinar o meu diafragma, que é um músculo muito útil!
Este mês vou ser capaz de triplicar o meu peso! O que significa que tudo o resto já está muito avançado e já só falta… engordar!

Sabes que já consigo saborear o que comes? Não só os sabores, mas também a felicidade que te causam chega a mim! É tão bom! Obrigado!

Tens cuidado de ti? Acredito que ainda podes cuidar um pouco mais, certo? Não importa se o fazes por mim ou por ti, o resultado é igual, porque somos apenas um!

De forma a compreender melhor a evolução do seu bebé durante o 6º mês de gestação, talvez possa pensar que a sua dimensão pode ser comparada à de um pepino com cerca de 430g, evoluindo para o tamanho de uma manga com 500g, depois de uma espiga de milho de 600g, na 25ª semana tem a dimensão de uma papaia com 660g e, no final do segundo trimestre, atingirá já a proporção de uma couve roxa, pesando aproximadamente 760g.

O desenvolvimento do bebé durante o 6º mês é marcado pela formação completa e movimentação dos seus olhos, ainda que com a íris sem pigmento e as pálpebras fechadas; o pâncreas encontra-se já em funcionamento e a produzir insulina. É também durante o final do segundo trimestre que as papilas gustativas do bebé aprimoram a sua função, o que o torna capaz de distinguir sabores, como doce, azedo, salgado e amargo, através do líquido amniótico. Além do paladar, todos os sentidos do bebé se tornam cada vez mais apurados nas duas últimas semanas do mês.

O que sente a mãe?

Nesta fase da gravidez, a mãe poderá sentir as pernas cansadas e inchadas e detetar varizes e/ou hemorróidas que causam dor e desconforto. Poderá também sentir tonturas e faltas de equilíbrio com maior frequência, que derivam de descidas abruptas da tensão arterial e da alteração do centro de gravidade (devido ao aumento da barriga), maior sensibilidade à luz, e aumento do apetite e dos seios que se prepararam para produzir o leite materno. Com a evolução do bebé, a barriga torna-se cada vez mais visível, crescendo cerca de 1cm por semana. É importante sublinhar que o tamanho da barriga pode variar entre as mamãs e, portanto, não existe um tamanho melhor ou ideal. Nas últimas duas semanas do mês, devido às alterações hormonais, a mãe poderá sentir os olhos mais secos, o escurecimento da zona dos mamilos, o aparecimento ou aumento de estrias ou ainda ondas de calor, que afetam 1 em cada 3 mulheres e são particularmente comuns de noite, mais frequentes durante o 2º e 3º trimestres.

Imagem onda
mes6_HL

A partir da 23ª semana deverá começar a planear o parto juntamente com o seu médico, nomeadamente a escolha do local, o tipo de parto, se deseja ou não anestesia, ou de quem gostaria que estivesse presente neste momento tão especial. Lembre-se que não está sozinha nesta aventura!
Imagem onda

Para que tenha uma gravidez mais tranquila e saudável, deixamos-lhe aqui alguns conselhos úteis:

 

– mantenha-se ativa e aproveite para dar pequenas caminhadas, evite estar demasiado tempo em pé ou sentada e de pernas cruzadas, procure dormir com as pernas ligeiramente erguidas e elevá-las, pelo menos, uma vez por dia, para promover uma melhor circulação sanguínea;

– consulte sempre o seu médico ou farmacêutico antes de tomar medicamentos ou suplementos alimentares, pois alguns são contraindicados na gravidez;

– tente descansar, fazer várias pausas ao longo do dia e tenha especial cuidado com possíveis quedas ou acidentes nesta fase da gravidez;

– evite passar muito tempo seguido a olhar para um ecrã e faça pausas regulares, massaje as pálpebras suavemente, utilize um humidificador e fale com o seu farmacêutico para que lhe indique outros cuidados úteis para olhos secos, como lágrimas artificiais;

– partilhe o que sente com as pessoas que lhe são próximas;

– consulte um profissional de saúde que possa apoiá-la a desmistificar todas as suas dúvidas e receios;

– verifique, cuidadosamente, se tem todas as vacinas em dia, garantindo que estão de acordo com o Plano Nacional de Vacinação (PNV), porque, nesta fase, poderá ser necessária a administração da vacina contra a gripe e a vacina Tdpa contra o tétano, a difteria e a tosse convulsa (saiba mais aqui sobre a importância do PNV );

– utilize roupa confortável, larga, de preferência de algodão.

 

Se trabalhar até ao dia do parto ou até pouco antes, não se esqueça de, sempre que possível, elevar as pernas e os pés para evitar o inchaço, tente descansar sempre que tem disponibilidade e, se o seu trabalho incluir tarefas que representam riscos à sua gravidez, converse com os seus superiores sobre a adaptação do seu posto de trabalho.

 

O que devo saber em relação ao parto?

 

É importante referir que o parto prematuro pode ocorrer a qualquer momento entre a 24ª e a 37ª semana. Existem alguns sinais de trabalho de parto (conheça aqui) que, caso se verifiquem, tem de se dirigir imediatamente ao hospital. Os bebés prematuros, por norma, têm baixo peso, são mais pequenos, frágeis e vulneráveis. Alguns órgãos e sistemas podem ainda não estar totalmente desenvolvidos, o que requer um cuidado redobrado. Consulte este link para mais informação sobre este tema.

 

Este será o momento ideal para a iniciação de um curso de preparação para o parto. Estes cursos são um excelente apoio para aqueles que vão ser pais pela primeira vez, porque, a par da informação que transmitem sobre o nascimento do bebé e sobre a parentalidade, têm uma vertente prática.

 

Já pensou se vai fazer a criopreservação das células estaminais do cordão umbilical do seu bebé durante o parto? Poderá abrir uma janela de esperança para o tratamento de várias doenças. Saiba mais sobre o tema aqui.

 

Gostava de conhecer as alterações que o corpo da mulher pode experimentar durante o parto? Saiba aqui. Saiba também aqui as surpresas e as descobertas que surgem no período imediatamente após o parto.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".