Abrir os olhos para a vida

Mês 7

Abrir os olhos para a vida

Imagem onda
Gravidez mês 7

Olá querida e cansada Mãe!

Aproveito quando descansas para me mexer… não é bem para te cansar, mas porque há tão pouco espaço e eu preciso de me mexer! Um dia destes, para ver se consigo arranjar mais espaço, vou dar uma volta aqui dentro!

Já abro os olhos! Ando a ver as luzes e as sombras através da tua barriga! Já não falta muito para ver tudo sem ser desta forma indireta! Estou com tanta vontade de te conhecer por fora!

Nunca te disse antes, mas o teu coração é a música que mais oiço, com ele descanso, com ele me acalmo e também é com ele que percebo quando é tempo de me preparar para algo mais exigente!

Cuida de ti, descansa, caminha e faz um pouco de tudo o que te deixa feliz! Por mim e por ti! Por nós!

No início do 3º trimestre, o bebé pesa cerca de 875g e a sua dimensão aproxima-se à de uma pequena meloa, mas, à medida que se vai desenvolvendo, vai atingindo a proporção de uma meloa média, com mais ou menos 1Kg, depois, um abóbora manteiga com 1,1Kg, e, no final da 30ª semana, o feto terá aproximadamente o tamanho de uma couve grande de 1,3Kg.

Nesta fase da gravidez, os sentidos do bebé estão cada vez mais apurados e desenvolvidos; os seus olhos, já com pestanas, produzem lágrimas, abrem e fecham, uma vez que dorme sonos com intervalos regulares, podendo até sonhar. O seu ritmo cardíaco, embora ainda acelerado, começa a dar sinais de abrandamento (140 batimentos por minuto). Nas últimas semanas, o bebé já é capaz de abrir os olhos e distinguir a claridade da escuridão, e de ouvir o coração e a voz da mãe, uma vez que a audição já se encontra numa fase avançada de desenvolvimento.

O que sente a mãe?

É natural que, nesta altura, a futura mãe possa sentir movimentos bruscos que resultam dos soluços do feto, normais desta fase de desenvolvimento do seu aparelho digestivo. Algumas tonturas poderão ocorrer, especialmente, quando há movimentos mais rápidos, após longos momentos em posição de descanso. A sensação de vertigem é uma consequência da ação hormonal ou da pressão do útero em alguns vasos sanguíneos. Além destas manifestações, poderá ainda ocorrer sangramento nasal que, se não for em excesso, não representa qualquer risco; prurido, particularmente na zona abdominal e no peito, que se deve, sobretudo, à distensão natural da pele (evite coçar). Nas últimas semanas, a mãe pode apresentar edema e dor nos tornozelos e/ou nos pés (que se pode continuar a verificar mesmo após o parto) e dores de costas, devido ao aumento de peso e ao relaxamento de alguns ligamentos que resultam da ação das diferentes hormonas.

Imagem onda
mes7_HL

Aproveite esta fase para começar a planear o que pretende levar na mala de maternidade, assegurando o máximo conforto, tanto para si, como para o seu bebé. Veja aqui algumas sugestões de como pode preparar a sua mala de maternidade.
Imagem onda

Seguem abaixo alguns conselhos úteis que procuram dar resposta a alguns incómodos ou dúvidas que as futuras mamãs possam ter nesta altura da gravidez:

 

– evite banhos demasiado quentes e muito demorados;

– hidrate bem a pele com produtos próprios para a prevenção de estrias;

– desfrute de momentos de lazer, aproveite, por exemplo, para planear uma viagem antes do nascimento do bebé, que alterará todas as rotinas familiares previamente estabelecidas;

– pesquise para escolher, desde já, um pediatra para o acompanhamento e vigilância do seu filho;

– utilize calçado confortável e faça pausas regulares elevando as pernas, pelo menos, 1 hora durante o dia quando sentir dores nos pés e/ou nos tornozelos;

– mantenha uma boa postura (coluna direita, peito elevado e ombros para trás), utilize calçado adequado, não levante objetos demasiado pesados, baixe-se de pernas fletidas e coluna o mais direita possível e evite dormir de costas para aliviar as dores de costas.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".