Chuchar no dedo

Mês 8

Chuchar no dedo

Imagem onda
Gravidez mês 8

Olá mãe perfeita!
Parece que já só me falta algum peso e completar o desenvolvimento dos pulmões, para terminar a minha estadia aqui, contigo, em ti e para ti!
Já percebi que estás com imensa vontade de me abraçar, isso é tão bom! O tempo que nos separa é pouco. Parece que o mundo todo me quer ver e todos querem que tudo corra bem!

É mesmo importante que esta pressa ansiosa seja contrariada por uma paciência imensa, sem que nunca, nem por uma hora apenas, deixes de cuidar de ti.

Eu estou a ganhar energia para a minha nova vida, para a qual precisarei de ti, sempre.
Serás sempre a minha âncora! A raiz da minha vida!

No 8º mês de gravidez, o tamanho do seu bebé pode ser comparado ao de um côco com cerca de 1,5Kg, atingindo, na 32ª semana, a dimensão de uma folha de couve estendida com, mais ou menos, 1,7Kg, na 33ª semana, o tamanho de um ananás com 1,9Kg, a dimensão de uma meloa de 2,1Kg na 34ª semana e, no fim do mês, já pesa 2,4Kg, tendo a dimensão aproximada de uma alface frisada.

Nesta fase da gravidez, os pulmões e o sistema nervoso já se encontram numa fase avançada do seu desenvolvimento, podendo surgir alguns reflexos, como o de chuchar no dedo. A penugem que cobria a pele do bebé começa também a cair gradualmente. Neste período final, o feto utiliza os seus sentidos para percecionar o meio que o envolve, isto é, a barriga da mãe, onde ainda deverá permanecer, pelo menos, até à 37ª semana para não nascer prematuramente. A partir da 35ª semana, o bebé prepara-se para nascer, por isso, vai ganhando peso, podendo crescer 30g por dia e, na 36ª semana, terá atingido os 2,6Kg.

O que sente a mãe?

Nesta fase, a mãe poderá evidenciar um cansaço superior ao habitual e uma invulgar dificuldade em adormecer, o que se deve ao aumento do volume da barriga; a vontade de urinar é mais frequente, uma vez que o bebé exerce uma maior pressão sobre a bexiga da mãe, ocorre prisão de ventre e, por um lado, azia, e, por outro, um maior apetite que é característico do terceiro trimestre de gravidez. Embora nem sempre aconteça, é natural começar a notar pequenas perdas, pelo mamilo, de um líquido semelhante a leite, bem como sentir algumas contrações, que são irregulares e que acabam por parar ao fim de algum tempo. Note que estas contrações são diferentes das que antecedem o parto – tornam-se mais frequentes e fortes com o passar das horas.

Imagem onda
mes8_HL6

Amamentação

É importante referir que, apesar de não ser um processo fácil, a amamentação apresenta diversos benefícios para si e para o seu filho. Saiba mais sobre os acessórios que a podem auxiliar e facilitar a amamentação, e quais as suas vantagens. Se este é o seu primeiro filho ou se já teve outros bebés e sentiu dificuldades em amamentar, esta é uma boa altura para esclarecer dúvidas e, se necessário, pedir ajuda, nomeadamente a um profissional de saúde, como um médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Imagem onda

Sugerimos algumas dicas úteis para tentar contornar estes incómodos:

 

– beba água regularmente e ingira alimentos ricos em fibra, como frutas e vegetais, para gerir a prisão de ventre;

– prefira fazer pequenas refeições e comer mais vezes ao dia e evite comer alimentos fritos e/ou picantes para diminuir a sensação de azia;

– evite “comer por dois”, pois, idealmente, o aumento de peso da mãe não deverá exceder 20% do peso antes de engravidar;

– fale com o seu médico para realizar o exame diagnóstico de toxoplasmose, caso se tenha determinado no início da gravidez que não se encontra imune;

– relaxe, faça pequenas sestas durante o dia, evite ingerir bebidas com cafeína (café, alguns refrigerantes e certos tipos de chá) para que o sono seja mais tranquilo e veja aqui de que forma pode gerir o stress do dia a dia;

– faça o rastreio do Streptococcus ß hemolítico do grupo B (SGB) que, em caso de deteção da bactéria, permite diminuir as  probabilidades de desenvolvimento de doença no recém-nascido;

– saiba aqui quais os principais tipos de incómodos que os bebés poderão vir a ter para que esteja pronta a agir caso apareçam.

 

Durante a 34ª semana, pode aproveitar para tratar de determinadas burocracias relacionadas com o parto, terminar de preparar o quarto do bebé e o enxoval com itens úteis à chegada do bebé a casa, e informe-se e esclareça as suas dúvidas junto da Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) sobre o subsídio parental e quais os seus e os direitos dos pais relativamente às licenças de maternidade e paternidade, respetivamente.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".