Pronto para nascer !

Mês 9

Pronto para nascer !

Imagem onda
Gravidez mês 9

Está tudo pronto! Também porque tu tens andado atarefada que já limpaste e arrumaste tudo duas ou três vezes! Está perfeito para mim, tal como foste o mundo perfeito nestes primeiros nove meses da minha vida, saberás que aquilo que mais me importa é que a minha mãe esteja bem, que cuide dela, porque eu, isso, não consigo ajudar! Apenas pedir-te!

Até pode parecer que vai mudar tudo na nossa relação, mas, não te esqueças que, mesmo depois de eu nascer, vou continuar sempre dentro do teu coração.

Os meus pulmões já estão preparados, mas falta a prova final!

Peço-te que sorrias quando ouvires o meu choro pela primeira vez, lembra-te que ele significa que já estou pronto para o mundo que aí vem, mas só é assim porque tu estiveste, estás e estarás comigo. Sempre.
Obrigado, mãe.

Nesta fase final da gravidez, o seu bebé tem, aproximadamente, a dimensão de uma couve branca com 2,6 kg, evoluindo para o tamanho de uma couve lombarda com cerca de 2,9Kg, depois de um melão com 3Kg, a seguir de uma abóbora pequena de 3,3Kg e, na 40ª semana, atingirá já a proporção de uma melancia, pesando aproximadamente 3,5Kg, e deverá medir, mais ou menos, 51 centímetros.

Neste momento, o bebé já perdeu e continuará a perder parte do lanugo e do vérnix caseoso, elementos ingeridos pelo feto, que darão origem às suas primeiras fezes (mecónio). O seu bebé poderá encontrar-se cada vez mais limitado dentro da barriga, tendo em conta que todos os dias cresce mais um bocadinho. Nestas semanas finais, desenvolve-se uma camada de gordura que ajudará o bebé a regular a temperatura do seu corpo à nascença; as unhas e o cabelo continuam a crescer; e os seus olhos já estão totalmente formados, mas a sua cor ainda não está definida e pode mudar bastante nos primeiros meses de vida. Nesta fase, os pulmões já se encontram totalmente desenvolvidos e funcionais, o que o torna apto para conhecer o mundo que o rodeia, podendo nascer a qualquer momento.

Quando é que o bebé deve nascer?

Em teoria, a gravidez dura cerca de 282 dias, ou seja, aproximadamente, 40 semanas, no entanto, é comum nascerem uns dias antes ou depois desta data. Existem diversos fatores que podem influenciar o nascimento do seu bebé, tais como:

– a regularidade dos seus ciclos menstruais – esta estimativa de data é mais fiável se os seus ciclos forem regulares e durarem cerca de 28 dias, o que nem sempre acontece;

– a sua idade;

– o seu índice de massa corporal (IMC), isto é, a relação entre o seu peso e a sua altura;

– o facto de ser ou não o primeiro filho;

– o facto de ser ou não fumadora.

Imagem onda
mes9_HL

A maioria dos bebés nasce, na realidade, nas duas semanas antes ou após a data prevista. Nesta altura, a mãe poderá deparar-se com dúvidas como “quais os primeiros sinais de parto?” ou “como saber que chegou a hora?”. Todas as mulheres vivem este momento de forma diferente, no entanto, existem algumas manifestações mais comuns que quase todas dizem sentir.
Imagem onda

O que sente a mãe?

 

A mãe poderá continuar a sentir, devido ao aumento do volume da barriga, uma maior vontade de urinar, bem como uma sensação de azia. Neste momento, pode ser cada vez mais difícil para a mãe encontrar uma posição confortável para dormir, mas é muito importante não esquecer a importância de um bom descanso. Embora não seja reportado com frequência, muitas mães sofrem de alterações repentinas de humor nestas semanas finais da gravidez que resultam das oscilações hormonais que, por sua vez, podem também provocar alguma ansiedade em torno do nascimento do bebé. É frequente surgirem dúvidas como “será que estou a fazer o melhor para o meu bebé?” ou “será que vou ser uma boa mãe?”. Nestas alturas, é essencial aprender a relaxar e confiar que vai correr tudo bem.

 

Procuramos dar alguns conselhos úteis para diminuir os níveis de ansiedade e cansaço, que são característicos desta fase, e terminar a sua gravidez em pleno:

 

– contacte imediatamente o seu médico se deixar de sentir o seu bebé a movimentar-se dentro da sua barriga;

– mantenha uma rotina de sono regular e faça pausas e/ou pequenas sestas durante o dia;

– mantenha uma alimentação equilibrada;

– passe mais tempo com os seus familiares e amigos;

– experimente fazer meditação e conheça os seus benefícios aqui;

– fale com um profissional de saúde, como o seu farmacêutico, médico ou psicólogo;

– pratique exercícios de respiração (inspirar pelo nariz e expirar pela boca e contar, até 4, em cada momento da respiração) que, para além de reduzir a ansiedade, são úteis em momentos de dor causada pelas contrações na altura do parto.

 

Esteja atenta aos sinais de trabalho de parto e conheça as principais etapas.

 

O regresso a casa

 

Na 36ª semana de gravidez, pode começar a preparar o regresso a casa após o nascimento do bebé, nomeadamente no que diz respeito ao transporte. A primeira viagem deve, tal como as que se seguem, ser feita com a máxima segurança e a condução deverá ser defensiva, portanto, deve utilizar sempre uma cadeirinha adequada à idade do bebé, compatível com o automóvel e bem instalada (deverá ficar voltada para trás até, pelo menos, aos 18 meses e, idealmente, até aos 4 anos de idade), reduzindo em 90 a 95% a probabilidade de o bebé se magoar em caso de acidente. Encontre aqui mais informação sobre os principais cuidados a ter no transporte dos mais novos em automóvel. Falar em transporte de crianças em automóvel rapidamente poderá remetê-la para os passeios que planeia fazer com o seu bebé – saiba aqui quando poderá começar estes passeios e o que deverá ter em conta quando o fizer.

Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".