O Meu Bebé
O bolçar do bebé: 8 recomendações
Deve-se ao facto de o aparelho digestivo do bebé ainda estar em desenvolvimento, nomeadamente o esfíncter (zona de transição) entre o esófago e o estômago.
No adulto, este esfíncter funciona como uma válvula, impedindo que o conteúdo do estômago volte para o esófago. Por norma, o bolçar ocorre após a refeição, quando o bebé arrota ou se deita.
8 Recomendações para reduzir o bolçar do bébé:
1) Alimente o bebé calmamente, sem pressas, deixando-o arrotar frequentemente durante toda a refeição;
2) Evite mover muito o bebé após as refeições (por exemplo, evite dar-lhe banho ou mudar-lhe a fralda imediatamente após a refeição);
3) Mantenha o bebé numa posição vertical por 20-30 minutos após as refeições;
4) Espere que o bebé arrote antes de o deitar;
5) Aumente o número de refeições, diminuindo a quantidade em cada uma delas;
6) Evite colocar-lhe fraldas e roupas muito apertadas;
7) Aconselhe-se com o médico ou farmacêutico sobre a possibilidade de alimentar o bebé com fórmulas anti-regurgitação (AR);
8) Ao alimentar o bebé com biberão, explore qual a melhor tetina para o mesmo. Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre a opção ideal.
O bolçar, por norma, não deverá ser uma preocupação para os pais, desde que o bebé se encontre saudável e bem-disposto. Se o bolçar for muito frequente e abundante, se provocar recusa na hora de comer, irritabilidade e/ou choro excessivos ou se for acompanhado de sangue ou febre, consulte o seu médico pediatra.