Eu Mamã
O corpo da mãe depois do nascimento do bebé
Para poder receber e transportar o bebé, o corpo da mulher passa por um conjunto de alterações profundas.
Algumas destas alterações ocorrem durante a gravidez e têm impacto no período pós-parto, outras só acontecem depois do nascimento do bebé, sobretudo devido a variações hormonais. Conheça-as!
Alterações emocionais:
No pós-parto há uma natural flutuação hormonal, por isso é normal que se sinta mais ansiosa e com mudanças de humor, o que, por vezes, juntamente com o stress, a privação de sono, o cansaço e as novas responsabilidades, pode levar ao chamado baby blues , normalmente passageiro, mas que deve ser acompanhado para evitar que se transforme numa depressão pós-parto, situação que poderá necessitar de tratamento.
Alterações físicas:
Involução uterina – O útero, que aumentou muito o seu volume para acolher o bebé, retoma à sua antiga forma, sendo um processo que demora alguns dias. Por isso, não fique preocupada por ainda ficar com uma “barriguinha” mesmo depois do bebé já ter nascido.
Ingurgitação mamária – O peito aumenta de volume devido à “descida do leite”, podendo ficar quente, rijo, inchado e dorido. O desconforto geralmente desaparece quando começar a amamentar regularmente, contudo se se mantiver, existem dicas e produtos que podem ajudar a aliviar o desconforto , pergunte ao seu farmacêutico.
Queda de cabelo – Após o parto, as diminuições repentinas dos níveis de algumas hormonas podem resultar numa queda excessiva de cabelo.
Na maioria dos casos o ciclo de crescimento do cabelo volta à normalidade ao fim de 6 meses. Se for incomodativo pode sempre optar por utilizar cosméticos ou suplementos alimentares que ajudam a controlar a queda do cabelo. Mas atenção: nem todos os produtos podem ser usados durante a amamentação, por isso peça ajuda ao seu farmacêutico.
Flacidez – Depois do parto, a pele estirada na gravidez pode perder elasticidade e tende a ficar flácida. O inchaço e as variações hormonais potencializam ainda mais o problema. Na farmácia poderá encontrar cosméticos que podem ajudar a reduzir a flacidez, informe-se com o seu farmacêutico.
Aumento de peso – Durante a gravidez é normal haver um aumento de peso, não só pela presença do bebé em crescimento, mas também pela retenção de água, ganho de gordura, entre outros fatores. Depois do parto é normal que queira voltar ao seu peso inicial, mas por vezes este processo pode ser demorado.
Pequenos desconfortos – Podem surgir alguns desconfortos, que são normais nesta fase, como inchaço, obstipação ou hemorroidas. Informe-se com o seu médico ou farmacêutico sobre a melhor forma de os ultrapassar.