Para uma gravidez em beleza

Para uma gravidez em beleza

Imagem onda

A futura mamã deve dar especial atenção à sua saúde oral, por forma a evitar inflamações e infeções.

 

Saúde oral

É fundamental que escove os dentes pelo menos duas vezes por dia (após o pequeno-almoço e ao deitar), que opte por uma escova macia e por uma pasta dentífrica com flúor, que evite alimentos que contenham elevadas quantidades de açúcar e que consulte o dentista principalmente a partir do quarto mês de gestação.

Alimentação

No que se refere à alimentação, variedade e equilíbrio são palavras-chave. É por intermédio da mãe que o feto recebe os nutrientes de que necessita para se desenvolver, mas isso não significa que a mãe deva comer por dois. O ideal é alimentar-se várias vezes ao dia, optando por refeições ligeiras a intervalos regulares. Doces, fritos, álcool e mariscos são alguns dos alimentos a evitar. Leite e seus derivados, leguminosas, frutas, vegetais, carne e peixe devem estar presentes no regime alimentar. Os alimentos devem ser bem lavados e cozinhados de forma simples e a ingestão de sal e de condimentos “fortes” deve ser reduzida o mais possível. A ingestão de pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia é fundamental ao bem-estar de todos nós, e ainda mais no caso de uma grávida.

Atividade física

A atividade física também não deve ser descurada nesta fase e as caminhadas ao ar livre são recomendadas. A atividade física moderada pode diminuir alguns dos incómodos da gravidez, como a prisão de ventre e a fadiga e ajudar a diminuir o stress e as tensões física e emocional. Se já praticava atividade física intensa antes de engravidar, deverá falar com o médico e com um especialista em desporto de forma a manter uma vida ativa mas sem prejudicar o bem-estar e a saúde do seu bebé.

Higiene e rotinas de beleza

Na área da higiene e beleza, a grávida deve tomar duche com regularidade (com água morna), evitando os banhos de imersão, e optar por produtos hipoalergénicos por se encontrar numa fase mais vulnerável em que, também a pele, está mais sensível. De seguida, aconselha-se a aplicação de um creme hidratante, em especial na zona abdominal, seios, nádegas e coxas, para evitar que a pele fique desidratada e perca a elasticidade, dando origem às tão temidas estrias.

Aconselha-se, como forma de prevenir as estrias, a utilização de um sutiã adequado e confortável, sem armação e com alças por forma a proporcionar uma boa sustentação do peito, prevenindo o aparecimento de estrias nesta zona do corpo. Outro cuidado a ter é, logo desde o início da gravidez aplicar regularmente um creme anti estrias adequado na gravidez, preferencialmente depois do banho, e continuar esta aplicação durante, pelo menos, um mês após o parto.

Para saber mais sobre os cuidados a ter durante e após a gravidez, consulte o seu farmacêutico e siga as recomendações do seu obstetra.


Borda ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".