Quando acontece o parto?

Quando acontece o parto?

Image onda

A gravidez dura em média 40 semanas. Isto significa que algumas grávidas terão o parto antes, e outras depois desta data.

Idealmente, o parto deverá ocorrer entre as 37 semanas e as 41 semanas e 3 dias de gravidez. Chama-se a este período o termo da gravidez.

Os bebés que nascem neste intervalo são os que têm menos complicações nos primeiros dias de vida. Na gravidez que decorre sem patologia aguarda-se que o trabalho de parto se inicie espontaneamente durante este período.

Parto prematuro

Antes das 37 semanas os bebés são considerados prematuros (ou pré-termo) e têm maior risco de desenvolver complicações nos primeiros tempos de vida (dificuldade respiratória, infeções, hemorragia, etc.). Estas complicações são tanto mais frequentes quanto mais precocemente ocorre o parto, sendo geralmente menos relevantes após as 34 semanas. Por vezes é necessário terminar a gravidez antes do tempo, nomeadamente quando os riscos para a mãe ou para o bebé da continuação da gravidez são elevados.

Duração máxima da gravidez.

Quando a gravidez ultrapassa as 41 semanas e 3 dias, aumenta progressivamente o risco de complicações para o bebé, razão pela qual na maioria dos países se propõe a indução do parto (provocar o parto) que não se desencadeou espontaneamente nesta altura. O seu médico informá-la-á quando isto acontecer.

Parto provocado

Se não entrar espontaneamente em trabalho de parto, o seu médico propor-lhe-á a indução do mesmo, pelas razões expostas no parágrafo anterior. Em algumas situações da patologia da gravidez e em certas doenças pré-existentes, pode ser também necessário induzir o parto, por vezes antes das 37 semanas. O seu médico informá-la-á se for esse o caso. O parto provocado sem ser por motivos de saúde (apenas com o intuito de programar o dia de nascimento), não é internacionalmente considerado uma boa prática médica, porque está associado a maior duração e intensidade das dores do parto, maior risco de sofrimento para o bebé e um maior número de cesarianas.


*Conteúdo desenvolvido pelo Hospital de S. João

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".