Que tipo de parto?

Que tipo de parto?

Image onda

Parto Normal ou Cesariana? Conheça melhor cada uma das opções.

Parto normal.

O parto normal continua a ser considerado a forma mais segura de ter um bebé.

Um parto normal não é uma experiência traumatizante! A maioria das grávidas tem algum receio em relação ao parto, o que é um sentimento normal e compreensível. No entanto, o parto é atualmente muito menos doloroso e traumatizante do que há umas décadas. Existem técnicas muito eficazes para evitar as dores do parto (ver panfleto sobre analgesia epidural). O ambiente calmo da sala de partos e a presença constante de um acompanhante contribui muito para uma experiência mais tranquila e menos stressante.

Cesariana

A cesariana é uma cirurgia que envolve a abertura do abdómen e útero da mãe para extração do bebé. A grande maioria das grávidas não necessita de uma cesariana e um baixo número de cesarianas num hospital é internacionalmente considerado como indicador de um elevado nível de cuidados de saúde.

A maioria das vezes a cesariana é realizada quando o parto não está a progredir normalmente ou quando existem sinais de que o bebé pode entrar em sofrimento. Quando isto ocorre, o médico que está na sala de partos irá explicar-lhe a situação e propor a cesariana. Por vezes as complicações desenvolvem-se rapidamente e é necessário efetuar uma cesariana de emergência. Em alguns casos de doenças pré-existentes ou complicações que surgem durante a gravidez, torna-se necessário programar uma cesariana antes do início do parto. O seu médico informá-la-á se for esse o caso.

Um parto normal após uma cesariana não só é possível, como é, muitas vezes, recomendável. O seu médico avaliará a sua situação e transmitir-lhe-á as recomendações adequadas ao seu caso. Nas situações em que já ocorreram duas ou mais cesarianas o risco do útero “rasgar” durante o trabalho de parto está aumentado, pelo que geralmente se recomenda a realização de uma nova cesariana.


*Conteúdo desenvolvido pelo Hospital de S. João

Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".