Queda de cabelo no pós-parto

Queda de cabelo no pós-parto

Image onda

Foi mãe recentemente e sente que o seu cabelo tem vindo a cair excessivamente?

Não se preocupe, é normal: durante a gravidez, a mulher está sujeita a mudanças hormonais que se refletem em diversas alterações no seu corpo, pele e cabelo, e que, por vezes, se prolongam até alguns meses após o nascimento do bebé.

Na gravidez, a maioria das mulheres apresenta um aumento do crescimento do cabelo, ficando este também mais forte e brilhante, devido a alterações dos níveis da hormona estrogénio.

E quando o bebé nasce, o que acontece ao cabelo da mãe?

Primeiro é importante perceber que o cabelo passa por diversas fases em todas as pessoas, independentemente de ser homem ou mulher:

  • Anagénese – fase de crescimento ativa, que dura entre dois a seis anos;
  • Catagénese – fase de transição: dura uma a duas semanas e corresponde à fase em que o crescimento para;
  • Telogénese – fase de repouso: dura dois a três meses, findos os quais os cabelos começam a cair, empurrados por novos fios em crescimento.

Numa mulher grávida, as hormonas têm uma grande influência no ciclo de crescimento do cabelo, sendo este alterado:

– Durante a gravidez, um número mais elevado de fios de cabelo permanece na fase anagénese durante mais tempo;

– Cerca de 2 a 4 meses após o parto, ocorre uma diminuição repentina dos níveis hormonais e esses fios entram simultaneamente na telogénese resultando numa queda excessiva de cabelo.

Por vezes esta experiência pode-se tornar bastante incomodativa e preocupante, mas é preciso ter paciência: na maioria dos casos o ciclo de crescimento do cabelo volta à normalidade ao fim de 6 meses.

Algumas recém-mamãs optam por cosméticos (como por exemplo champôs e/ou ampolas capilares) ou suplementos alimentares que ajudem a controlar a queda do cabelo. Mas atenção: nem todos os produtos podem ser usados durante a amamentação, por isso, caso tenha sido mãe há pouco tempo e esteja a passar por uma queda excessiva de cabelo, peça ajuda ao seu farmacêutico, este indicar-lhe-á o produto ideal para si.


Border ondulada
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em , de seguida selecione a opção "Adicionar ao ecrã principal".