Eu Mamã
Recuperar a silhueta depois do nascimento do bebé
Após o parto é normal que sinta o desejo de recuperar rapidamente a silhueta e voltar à sua antiga forma.
No entanto, depois de todas as alterações que o corpo passa durante a gravidez e o parto, este necessita de um período de tempo para recuperar.
Nem sempre é fácil, mas com tranquilidade, perseverança e o acompanhamento adequado conseguirá recuperar a sua silhueta.
A amamentação, a alimentação e o exercício físico desempenham um papel fundamental nesta fase, contudo antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou plano de exercícios deve consultar o seu médico e seguir as orientações de um profissional especializado.
Amamentação:
Ajuda a queimar calorias e a perder o peso que ganhou durante a gravidez, mais rapidamente do que se não amamentar.
Alimentação:
- Faça uma alimentação saudável, equilibrada e variada;
- Evite alimentos ricos em gordura e açúcares;
- Beba muita água;
- Não salte refeições, apesar de poder estar muito ocupada com o seu bebé.
Não se esqueça que precisa de repor as reservas de vitaminas e de minerais, como o ferro, que o bebé gastou durante a gravidez.
Se estiver a amamentar, também deve comer o suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do bebé e as suas. No entanto, não é preciso comer por dois!
Exercício:
Muitas recém-mamãs têm dúvidas quando devem retomar atividade física.
Se se tratar de um parto normal, geralmente poderá começar os exercícios pós-parto duas semanas depois do nascimento do bebé. No caso de cesariana, são necessárias cerca de seis semanas. Em qualquer dos casos, deve aconselhar-se previamente com o médico.
Os exercícios de recuperação pós-parto:
- Reforçam a sustentação da bexiga e do intestino;
- Fortalecem os músculos da vagina;
- Reduzem a probabilidade de incontinência urinária e “queda da bexiga”;
- Ajudam a diminuir a flacidez da zona abdominal;
- Estimulam a libertação de endorfinas, hormonas que promovem a sensação de bem-estar, ajudando a prevenir a depressão pós-parto;
- Aumentam os níveis de energia;
- Promovem um sono mais tranquilo.
E as cintas?
As cintas podem melhorar a silhueta, mas, ao dificultarem o fluxo sanguíneo, podem atrasar a recuperação dos tecidos e ao aumentarem a pressão intra-abdominal podem aumentar o risco de incontinência urinária. Assim, é aconselhável que consulte o seu médico, de forma a agir adequadamente.
Não se sinta mal se não perder peso tão rapidamente como deseja. Demora algum tempo para o seu corpo e a sua barriga voltarem à normalidade.
Manter-se em forma ao longo do tempo é mais importante do que entrar em forma logo após o parto!