O meu bebé tem o peso de uma banana

O meu bebé tem o peso de uma banana

Imagem onda
18

Nesta semana, o bebé atinge, aproximadamente, as dimensões de uma banana, e pesa cerca de 190g. É nesta altura que começa a treinar os seus movimentos respiratórios para poder respirar por ele próprio, após o nascimento. Os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos e talvez já seja possível determinar o sexo do bebé na ecografia. O seu aparelho auditivo está em pleno desenvolvimento – o bebé já consegue ouvir o coração da mãe e os sons produzidos pelo sistema digestivo, reagindo a estes estímulos.

Os ossos do seu bebé ainda estão em desenvolvimento, por isso é muito importante ingerir a quantidade suficiente de cálcio e da vitamina que aumenta a sua absorção pelo organismo, a vitamina D. É possível encontrá-la em alimentos como os cogumelos, alguns peixes gordos (como o salmão) e nas gemas dos ovos de galinha ou através da exposição solar (basta que exponha ao sol, diariamente, por alguns minutos e sem proteção, áreas do corpo como as mãos, os braços ou as pernas).

Nesta altura, a mãe poderá sentir indigestão e azia os seus órgãos abdominais são empurrados contra o estômago e o ácido gástrico pode subir para o esófago, provocando este sintoma. É possível que sinta, ao mesmo tempo, um aumento do apetite e desejos estranhos, como vontade de comer determinados alimentos. Nesses momentos, é importante recordar a importância de evitar excessos alimentares, também na gravidez. O ganho de peso na gravidez é normal e inevitável, tendo em conta as necessidades nutricionais da futura mamã e do bebé. No entanto, é importante recordar que o ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de hipertensão e de diabetes gestacional, o que poderá originar complicações durante o parto.

Conheça aqui os riscos da diabetes gestacional para si e para o seu bebé. Se quiser saber mais sobre o controlo de peso durante a gravidez, clique aqui. Fale com o seu médico em cada consulta e saiba se está acima ou baixo do seu peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Dica para a mãe: Poderá pôr a tocar a sua música preferida, enquanto massaja suavemente a barriga. Estes estímulos fazem o bebé mexer-se e podem contribuir para o seu bem-estar.

Imagem onda

Não se esqueça

Veja os exames que precisa de realizar nesta fase da gravidez

Consulta de vigilância pré-natal: a 2ª consulta e as seguintes devem ocorrer a cada 4-6 semanas (até às 30 semanas).

Exames laboratoriais: Serologia da Rubéola – nas mulheres não imunes deve realizar-se entre as semanas 18 e 20.

Condições aceitas 2ª consulta

 Condições aceitas Serologia da Rubéola

Imagem onda
Borda ondulada separador
Adicione o Barriga & Bebé ao teu dispositivo. x
Clique em iPhone ícone opções de seguida selecione a opção
iPhone ícone adicionar no ecrã principal
"Adicionar ao ecrã principal".