Calendário de gravidez
O meu bebé tem o tamanho de uma semente de abóbora
Semana 5
Nesta semana, o bebé é, aproximadamente, do tamanho de uma semente de abóbora.
O coração é um dos primeiros órgãos do bebé começam a formar-se e a funcionar – é nesta semana que bate pela primeira vez! O cérebro, os outros órgãos e os tecidos também estão na fase inicial de desenvolvimento.
Como está mesmo no início da gravidez, é normal que ainda não se sinta grávida. Contudo, poderá já ter enjoos matinais. É normal que se sinta cansada porque o seu corpo está a gastar energia no desenvolvimento do embrião. Também não se preocupe se tiver mais vontade de chorar, pois são as hormonas a dar sinal. As dores de cabeça, no primeiro trimestre, também podem ser mais frequentes, contudo, se as dores forem intensas, fale com o seu médico ou farmacêutico, para que, se for necessário, lhe seja recomendado um medicamento que não prejudique o desenvolvimento do seu bebé.
Substâncias que podem prejudicar o desenvolvimento do bebé:
- Tabaco – fumar durante a gravidez pode causar graves problemas de saúde ao seu bebé para além de aumentar o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso à nascença e síndrome de morte súbita do bebé nos primeiros dias de vida;
- Álcool e substâncias psicoativas (SPA) – O consumo de SPA no período pré-natal está associado a efeitos potencialmente prejudiciais, tanto para si, como para o seu bebé. O consumo de álcool durante a gravidez, até mesmo antes de saber que está grávida, pode causar problemas de desenvolvimento no seu bebé. Durante os primeiros três meses, pode estar associado a um aumento do risco de aborto espontâneo, ser causa de malformações, baixo peso à nascença, défices intelectuais e alterações comportamentais, que só poderão ser verdadeiramente avaliadas durante o crescimento da criança.
A gravidez pode ser a oportunidade ideal para as mulheres, os seus parceiros e outras pessoas que vivam na mesma casa mudarem os seus hábitos. Não se esqueça que a farmácia tem profissionais de saúde sempre prontos a ajudar e a prestar esclarecimentos!
Ainda ficou com dúvidas sobre como o álcool e o tabaco podem afetar a saúde do seu bebé? Veja mais informações aqui.