

Eu Grávida
Trabalho de parto: sinais e etapas

Embora o trabalho de parto não aconteça da mesma forma para todas as mulheres, é importante saber identificar os sinais, para que se possa agir rapidamente e assim assegurar o seu bem-estar e o do seu bebé.
À medida que a data prevista se aproxima, o corpo da grávida começa a dar sinais…
“Rompem-se as águas”: ocorre quando as membranas cheias de líquido que envolvem o feto (saco amniótico) se rompem e o líquido amniótico flui através da vagina. A rotura raramente passa despercebida, a não ser que a quantidade de fluido seja mesmo muito pequena (a quantidade é variável de mulher para mulher).
Perda do rolhão mucoso: durante a gravidez existe a formação de um rolhão mucoso no colo do útero, com o objetivo de proteger o bebé de infeções. Este tem um aspeto gelatinoso, pegajoso e acastanhado ou rosado. Perder o rolhão mucoso não é indicador que está em trabalho de parto, mas significa que pode estar próximo (pode ocorrer até duas semanas antes do parto).
O início do trabalho de parto…
O sinal inconfundível de que o trabalho de parto começou são as contrações.
Quando as contrações começam, podem ser leves, irregulares e distanciadas – semelhantes a cólicas menstruais (dores fortes localizadas no abdómen que pode irradiar para as costas). Com o passar do tempo, as contrações tornam-se mais prolongadas, fortes, próximas e regulares.
Mas atenção, existem falsas contrações, as chamadas contrações de Braxton Hicks, que surgem nas últimas semanas de gravidez, mas são irregulares e não são sinal de início do trabalho de parto.
O trabalho de parto ocorre em três etapas principais:
1ª Etapa: período de dilatação, que ocorre desde o início das contrações regulares até o colo do útero ter uma dilatação de cerca de 10 cm.
2ª Etapa: período de expulsão, que ocorre desde a dilatação completa até à total saída do bebé;
3ª Etapa: período desde a saída do bebé até à saída da placenta.
Se acha que está a entrar em trabalho de parto, tente manter a calma e telefone ao seu médico. Dirija-se à unidade de saúde onde pretende ter o parto, com o auxílio do seu companheiro ou ente mais próximo que possa informar o médico de qualquer informação que seja necessária.
Em caso de dúvida, converse com o seu médico e faça todas as perguntas necessárias para que se sinta confiante e segura perante o momento do parto.
